Sobre ser mãe

Sirena M.
Revista Subjetiva

--

Isso pode soar estranho pra alguns…mas eu não me sinto “mãe” no Dia das Mães. Não me sinto digna de usar o rótulo “mãe comercial de margarina”, quando eu não me encaixo nele. Meu filho tem 5 anos, e vai pra escola a 4 . Então foram 4 presentinhos desse dia tão especial. Não me entendam mal, eu gostei e guardei com carinho todos, mas mesmo assim, algo lá no fundo me dizia que eu não merecia.

A sociedade bota um fardo tão pesado nos ombros das mães, parece impossível de carregar. Os quesitos para ser a “mãe perfeita” são inatingíveis. As vezes ser mãe é tudo o que somos, resumidas e avaliadas somente por quão bem criados e bem educados nossos filhos são. E acabamos nos infligindo essa perfeição. Queremos fazer pelo menos uma coisa boa na vida, lutamos para que nossos filhos não sofram nenhum mal. E quando falhamosé o pior sentimento do mundo.

Não escolhemos ser forte, foi nossa única opção.

E nem todas as mulheres nasceram para ser mães. As vezes nem as que já tiveram filhos. Você pode ser uma mãe melhor que a sua própria mãe, ou vice e versa, e isso é normal. Por mais que nos digam que somos programadas com a maternidade no código genético, eu discordo disso.

Cada mãe cria seu filho como pode. E não cabe a nós julgar, já que não sabemos a realidade de cada um. Cabe a nós ter empatia, e como a minha mãe sempre me disse:

“- Ser mãe não vem com manual de instruções, cada criança funciona de um jeito diferente.”

Já deixei meu filho comer miojo porque não queria cozinhar, já deixei ele dormir sem tomar banho porque estava muito cansada, já esqueci os horários de ele tomar os remédios. Coisas pequenas para alguns, mas para uma mãe, são quase atos criminosos.

Ser mãe é mais que ganhar presentes e tirar selfies bonitas com seus filhos.

Ser mãe é adoecer junto com eles, sentir suas dores e suas alegrias. Se cobrar após cada deslize, e regozijar após cada vitória.

E se a criança for especial, (como no meu caso), triplique as dores e quadruplique as alegrias. Cada olhar, cada sílaba, cada linha desenhada é uma vitoria.

Perecemos no amor por nossas criaturinhas.

Então, quer dar um presente pra sua mãe?

“Abrace-a, diga que a ama, que ela é perfeita do jeito que é, e que ela é a melhor mãe que alguém poderia ter.”

Feliz Dia das Mães pra todas nós.

Clique no ❤ e ajude esse texto chegar a outras pessoas!

Deixe o seu comentário ou nos mande um e-mail para rsubjetiva@gmail.com

Também estamos no Facebook, Twitter e Instagram. Segue a gente!

Quer conhecer nossos autores/as? Entre aqui.

Quer escrever conosco? Entre aqui.

--

--