Somos todos estranhos

Peterson Fernandes
Revista Subjetiva
Published in
2 min readSep 2, 2021

Ao mesmo tempo em que somos todos conhecidos

Imagem: PBase

Dia desses assisti um episódio de This is Us sobre o Dia de Ação de Graças. Randall, um rapaz que foi abandonado na calçada quando bebê, levado por um bombeiro até a maternidade e então adotado por seus pais, teve que responder à seguinte pergunta:

“Qual foi a pessoa que causou o maior impacto em sua vida?”

Trecho de This is Us — Eu não considero um spoiler (e olha que sou totalmente contra spoilers).

Todos achavam que ele responderia que foi o bombeiro que o resgatou. Porém, Randall concluiu que a pergunta era falha. E o argumento é simples: o ser humano conhece + de 1000 novas pessoas por ano, por isso, qualquer uma pode ser a mais impactante e não há como cravar a resposta.

“Você pode falar que a maioria das pessoas são estranhas, mas todo mundo inicia como estranho, e podem se tornar impactantes.”

Eu juro que estou sorrindo nessa foto.

Nessa semana me vacinei contra a Covid-19. Ao sair do carro, na porta do Postinho, deixei a carteirinha de vacinação cair no chão. Um senhor que passava me alertou. Lá dentro, a querida enfermeira Elizete me atendeu. “É só um pic, não dói nada”. Após isso, pedi para um rapaz fazer a minha foto no mural. “Se não ficou boa eu tiro outra”.

Três estranhos que impactaram minha vida, mesmo que de forma beeem pequeninha. Três pessoas que estavam ali, em meu caminho, e que vão seguir impactando a vida de outras pessoas.

Estranhos para mim, conhecidos e amados por outros. Assim como todos nós.

Parede da sala de vacinação do Posto de Saúde do Vila Nova, em Joinville/SC

Tô muito feliz pela vacina, mas estaria mais ainda se milhares de estranhos tivessem a mesma sorte. Estranhos que nunca mais terão a oportunidade de impactar na vida de ninguém. E que, na visão de quem detém o poder, não impactam nem quando morrem.

Essa vacina é por nós. E por eles.

Para que sigam gerando impacto, mesmo contra a vontade de quem atua todos os dias para tentar escondê-los.

#VivaoSUS #VacinaSIM #ForaBolsonaro

--

--

Peterson Fernandes
Revista Subjetiva

@petcafer — Publicitário, antropólogo, escritor e peladeiro.