Tamanho Único não é o meu tamanho

Sobre body positive, aceitação e carnaval

Grazie S
Revista Subjetiva
3 min readFeb 23, 2019

--

Reprodução: Pinterest

Final de janeiro é sempre aquela loucura. Todo mundo empolgado para o feriado de carnaval. A cada 5 lojas, 6 estão vendendo acessórios e fantasias de todos os tipos, formatos e cores. Mas não tamanhos. O tamanho é sempre único. E isso não é um problema. Quem costuma comprar em lojas promocionais sabe o quão difícil é encontrar roupas de tamanhos "grandes". Sempre sobra apenas P, PP e com muita sorte a gente encontra um M. Então o tal tamanho único deveria ser uma benção na vida da mulher fora do manequim 38 que gostaria de comprar uma fantasia legal para pular carnaval até as pernas doerem.

Mas não é bem assim que acontece.

Recentemente eu fui procurar uma saia de tutu (tule) que não custasse os olhos da cara, já que eu pretendia gastar pouco na fantasia para gastar mais nas festividades. Acabei encontrando diversas saias, de diversos modelos e diversos valores. Todas tamanho único. Escolhi uma loja com valor acessível e comprei a bendita saia. Uma mulher com sua fantasia de carnaval pronta não quer guerra com ninguém, dizem. Mas a guerra chegou para mim no instante em que tentei experimentar a saia quando cheguei em casa.

Era tamanho único. Então porque a maldita da saia não entrava em mim? Vejam bem, eu visto 42 e tenho coxas grossas. Centenas de mulheres da minha cidade tem o mesmo biotipo que eu. Eu e centenas de mulheres ficamos impossibilitadas de usar uma saia de tutu no carnaval porque o tamanhos único não é o nosso tamanho. Se esse modelo de saia para o carnaval é vendido em tamanho único e um corpo 42 não consegue usar, e os corpos 46, 48 e daí por diante? Não existem fantasias para mulheres fora do padrão? A gente não pode pular carnaval como as manequins 38?
Muito se fala no tal corpo de biquíni. Hoje em dia existem campanhas e mais campanhas afirmando que para ter um corpo de biquíni apenas é necessário ter um corpo e um biquíni. O corpo de carnaval deveria seguir a mesma linha. Tenha um corpo e vá para o carnaval. Mas não com uma saia de tutu, porque ela não é para você. Seu tamanho não está na lista dos contemplados pelo tamanho único.

Até quando a sociedade vai impor padrões no nosso corpo? Eu sou mulher, amo meu quadril 42 e quero pular carnaval em uma saia de tutu. Eu não vou mentir dizendo que eu mandei o tutu para o inferno e criei outra fantasia. Não. Eu fiquei me sentindo um lixo por alguns momentos, até finalmente pegar a maldita saia e reformá-la. Porque eu quero pular carnaval com ela. E eu vou. E a droga da indústria de saias de tutus precisa entender que tamanho único não é tamanho 38.

Porque nem todas as mulheres tem quadril 38. E elas não deixam de ser incríveis por causa disso.

Meu tamanho pode não ser único, mas eu sei que meu corpo é lindo e ele merece que eu o ame e o aceite. Esse processo de auto aceitação é complicado e doloroso. Mas eu não vou desistir dele por causa de uma maldita saia de tutu. Eu valho muito mais do que isso.

Meu conselho para você, mulher, que anda sofrendo com o mesmo problema que eu: faça sua saia. Tem diversos tutoriais no YouTube ensinando. E se você, assim como eu, tiver preguiça e zero talento com trabalhos manuais, compre uma saia e tire o elástico dela. Após isso, vista a saia e vá pular carnaval com o seu corpo de carnaval. Afinal, todo corpo é um corpo. E basta apenas ser carnaval para ele ser um corpo de carnaval.

--

--