Tem alguém aí?
Oi, gente, tudo bem? Aqui quem fala é Lucas Machado, criador e editor da Revista Subjetiva.
Em 2016, quando cheguei na plataforma, chamei o Medium de uma nova maneira de escrever na internet para muitos amigos e colegas, tanto é que esse virou o subtítulo de um evento presencial que reuniu editores e editoras de publicações aqui da plataforma de forma presencial na Mostra Bosque da PUC-Rio em 2016.
Não era mentira, encontrei o Medium em uma thread do Twitter e com ele veio um universo escondido para quem ama ler e quer descobrir coisas novas. Hoje, a realidade é diferente, o universo de blogs encolheu e migrou única e exclusivamente para outras plataformas e outros formatos. O Medium não acompanhou as mudanças e não olhou de forma carinhosa para o Brasil como fizera quando cheguei aqui com o perfil Medium Brasil que divulgava e apoiava criadores brasileiros.
Há um tempo não aparecemos por aqui, isso fez com que a equipe desanimasse por não ter mais para onde crescer ou migrar, decidimos que este projeto já tinha alcançado muito mais alto do que imaginei em 2016 quando criei a página e isso é algo de se orgulhar. Cobrimos eventos literários, entrevistamos grandes personalidades, fechamos parcerias com produtoras de filmes e editoras de livros, compomos livros didáticos, fomos citados em trabalhos academicos e em jornais da grande mídia, e o mais importante: conectamos milhares de pessoas através da escrita.
Não, a Subjetiva não vai parar, ela vai continuar aqui e no Instagram de uma forma mais aconchegante para quem ainda acompanha a plataforma.
Por enquanto não abriremos novos editais para colaboradores por entendermos que hoje não conseguimos mais focar como outrora.
Agradecemos todo apoio de leitores e principalmente dos colaboradores ao longo desses 5 anos. Vocês fazem parte e construíram essa história.
Contem conosco.