Twitter | Instagram

Tudo pode ser discutido

Leonardo Fuita
Revista Subjetiva
Published in
2 min readMay 18, 2021

--

A discussão parece cada vez mais difícil no nosso mundo. Principalmente por conta das redes sociais, cada vez mais temos dificuldade em discutir determinados assuntos. Seja por conta de extremismos, que acabam apelando para algum tipo de violência, ou pela incapacidade de discordância que começamos a adquirir cada vez mais conforme o tempo passa.

Muita gente só quer apontar o dedo. Pegando informações propositalmente editadas e espalhando de maneira a provar um ponto e/ou destruir alguma reputação. Servindo, no final das contas, somente para aumentar o ego dessa pessoa e fazer com que ela pareça alguém melhor para os seus pares. O grande problema é que isso é muito mais nocivo que parece à primeira vista.

A partir do momento que começamos a criar assuntos tabu, automaticamente paramos de discutí-los. Criando assim uma espiral do silêncio, onde mesmo que haja algum problema claro em determinado assunto, não se possa desafiá-lo e muito menos discuti-lo até chegar em uma conclusão que seja melhor para todos.

Óbvio que existem pessoas que ainda estão apegadas a determinados pensamentos muito retrógrados. Sempre vai existir esse tipo de pessoa que quer manter as coisas como elas sempre foram. Só que, ao mesmo tempo, temos que ter a humildade de saber que tudo pode, e deve, ser discutido.

É só através da discussão que conseguiremos chegar nas melhores soluções. Silenciar um ou outro lado pode até parecer sedutor, e as vezes até parecer que é o certo, mas no final das contas acaba fazendo com que percamos algumas boas ideias e muitas vezes radicalizando pessoas que poderiam chegar em um consenso com o que pensamos. Expandindo a espiral do silêncio e criando grupos cada vez mais excluídos e que claramente tinham algo para compartilhar.

É por isso que eu digo que tudo pode ser discutido. Política, religião, futebol, feminismo, racismo, comédia. Desde que haja uma cordialidade entre as pessoas e que esteja claro o objetivo de chegarmos a algum lugar. Só assim que poderemos realmente evoluir como sociedade. Porque por mais que o silêncio pareça sedutor, ele terá consequências que podem ser quase irreversíveis.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--