Vamos falar sobre a Capitã Marvel em Vingadores: Ultimato

Grazie S
Revista Subjetiva
Published in
6 min readMay 7, 2019
Reprodução: Instagram / @marvelstudios

Esse texto possui muitos spoilers de Ultimato.

Após toda a repercussão que o filme solo da heroína — que se tornou o segundo maior filme de origem de um herói e a quinta maior bilheteria do UCM -, as expectativas para a aparição de Carol Danvers em Vingadores: Ultimato era diversas. Para quem amou o filme, a esperança era poder ver a Capitã enchendo o Thanos de porrada, mas sem ofuscar o sexteto vingador original, afinal de contas, Ultimato deveria ser o fechamento da fase três do UCM (só ficamos sabendo que na verdade a fase três vai se encerrar com Homem-Aranha: Longe de Casa após a estreia do filme) e desta forma, o encerramento da participação do sexteto original.

Já quem odiou o filme não queria Carol Danvers tendo destaque. Por ser a personagem mais forte do UCM, a surra que Thanos tomaria dela não seria justa e iria desvalorizar o sexteto original dos vingadores. A quantidade de pessoas — na maioria homens — chamando Carol de apelativa e reclamando da participação dela em Ultimato, sem nem mesmo ter visto o filme, porque a participação dela na luta não seria justa, se equiparou a todo o ódio que tanto a personagem, com a atriz, estão recebendo desde que Capitã Marvel estreou nos cinemas. Eu já escrevi sobre isso e não pretendo me alongar no assunto novamente. Muita gente odiou Carol Danvers sendo a mais forte do UCM e não poupa ofensas a personagem, usando um discurso ridículo de que Brie Larson é arrogante e Carol Danvers não merece os poderes que tem para acobertar seu machismo e misoginia.

Desta forma, a Capitã ter muito destaque em Ultimato seria um absurdo e os Irmãos Russo deveriam parar de tentar enfiar Carol Danvers pela nossa goela.

Após a estreia do filme, esse argumento caiu por terra, já que Carol Danvers não tomou a frente da produção do filme e monopolizou a tela somente para si. Carol tem exatas 3 participações significativas e extremamente importantes, deixando o restante da narrativa para aqueles que deveriam ter suas histórias finalizadas: Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Thor, Hulk e Gavião Arqueiro. O filme foi inegavelmente de dois desses personagens e apesar de ter deixado a narrativa do Thor em aberto e não explicado exatamente o que vai acontecer com Bruce Banner/Hulk, a maior crítica que o filme vem sofrendo é que a Capitã Marvel foi completamente inútil após todo mundo ter exaltado ela sem necessidade. O problema é Carol, poderosa do jeito que é, não ter sido protagonista e matado o Thanos, tendo tido um tempo de tela minúsculo e “insignificante”.

Afinal de contas, se ela é tão foda por que não resolveu tudo sozinho e sumiu quase durante todo o filme?

Eu sinceramente não tenho olhos o suficiente para revirar a cada comentário deste tipo que eu li nos posts sobre o filme. Fica muito difícil compreender o homem nerd (que é a maioria esmagadora fazendo esses comentários), sendo que primeiro eles não queriam a Capitã tendo destaque. E então os Irmãos Russo conseguem escrever uma narrativa incrível onde ela mostra a que veio, sem ofuscar os vingadores originais, e geram ainda mais descontentamento, já que ela não mostrou a que veio porque não fez aquilo que eles já diziam que ela não deveria fazer *insira aqui o gif do Robert Downey Jr revirando os olhos em Vingadores 1*.

Capitã Marvel foi importante em Ultimato sim e negar isso soa ridículo até para uma pessoa que não seja entusiasta do UCM, mas que tenha prestado o mínimo de atenção na construção do filme. A primeira aparição dela é no resgate de Tony Stark e Nebula no espaço. Ela atravessa galáxias com uma nave gigantesca nas costas e sem ela, Tony e Nebula teriam morrido e o restante do filme seria completamente diferente, já que ambos os personagens são essenciais para os acontecimentos que levam a batalha final com Thanos.

Junto da equipe restante dos Vingadores, Carol vai atrás de Thanos e o incapacita em menos de 1 minuto, até Hulkbuster aparecer junto do Máquina de Combate para prenderem o titã e arrancarem as informações necessárias sobre as pedras do infinito. Depois disso, Carol aparece em uma cena onde afirma que está tentando controlar o caos nos outros planetas da galáxia e só volta a aparecer no final do filme. Ela não tom espaço de tela em sua narrativa como heroína e fica para o sexteto original a responsabilidade de encontrar as pedras do infinito e trazer de volta todos que Thanos havia desintegrado. Mesmo sendo completamente poderosa e capaz de fazer tudo sozinha, não é ela quem toma a frente nisso.

Já no final do filme, Carol retorna após uma cena incrível da Feiticeira Escarlate mostrando ao Thanos quem ela é e porquê ele deveria temê-la. Thanos ordena que suas naves comecem a atirar para todos os lados, independente de acertar seu próprio exército ou não, tomado pelo medo de morrer pelos poderes de Wanda. Essa chuva de fogo prejudica a todos na batalha e quando os vingadores aparecem em desvantagem e tudo parece perdido, Capitã Marvel retorna e destrói a nave gigantesca do Thanos, equilibrando novamente a luta. Sem ela, talvez mais heróis tivessem morrido nessa batalha. Outro herói poderia ter feito isso, como Doutor Estranho ou Feiticeira Escarlate? Claro. Mas eles tinham outras ocupações e Carol chegou a tempo de ajudar na luta. Ela ainda participa de uma cena incrível ao lado das outras heroína do UCM para levar a manopla do infinito de volta a van do Scott e assim tirar as pedras do infinito do alcance de Thanos, tendo um confronto com o titã louco em seguida e não apenas enchendo ele de porrada (como a gente queria e esperava ver), como deixando claro que é mais forte do que ele ao impedi-lo de usar a manopla, não movendo um músculo ao receber um soco dele e apenas sendo jogada aos ares quando Thanos usa a joia do poder contra ela, novamente tomado pelo medo de morrer nas mãos de um heroína. Carol não matou Thanos, já que esse não era o destino dela. Mesmo sendo extremamente poderosa, era o destino de Tony fazer isso, já que ele era o pesadelo do Homem de Ferro desde Vingadores 1. Ela não ofuscou nenhum dos vingadores originais, mesmo tendo condições para isso. A última cena dela é no velório de Tony, com o encerramento do filme poucos minutos depois.

Capitã Marvel mostrou a que veio em Ultimato sem tomar a liderança na narrativa ou na batalha. Mostrou seus poderes, sua força e representatividade ao lado de outras mulheres sem aparecer em todas as cenas do filme. Ela não foi apelativa, como acusaram, e muito menos inútil. Tivemos a dose necessária para nos lembrarmos que ela é o rosto da nova fase do UCM sem ofuscar aqueles de quem estávamos nos despedindo. Então homem geek, pare de choramingar e destilar ódio para a personagem a fim de esconder sua masculinidade frágil que não suporta ver uma mulher poderosa sendo interpretada por uma mulher empoderada e confiante.

Capitã Marvel foi essencial para Ultimato assim como será essencial para a nova fase do UCM, esteja você chorando nos comentários de algum post de página geek ou não. Apenas supere, já que o bilhão de Capitã Marvel não vai desaparecer. E menos ainda a representatividade e inspiração que ela nos dá.

Avante vingadores. Mais alto, mais longe, mais rápido.

--

--