Venha, filho, estou com saudade

Guilherme Morais
Revista Subjetiva
Published in
4 min readAug 9, 2020

Oi filho, aqui é o papai. Você ainda não me conhece e eu também não te conheço, mas sei que vou te amar.

A gente vai enfrentar poucas e boas, isso é verdade. Vai ser barra! Não vai ser fácil o jeito como eles vão nos olhar, franzir a testa, olhar de novo, cochichar algo, virar quando passarmos pra olhar de novo. Nas mesas, durante a comilança, nossa mordida no brócolis vai ser interrompida por alguém, esse vai perguntar se não quero ter um filho “meu”, mal sabe que você é meu e eu seu e que podem olhar, porque somos fofos mesmo, e fofos sapecas, porque vamos aprontar. Se prepara pra farra! Vamos construir uma cabana com os lençóis, tudo bem se forem novos, comprei pra isso mesmo, pra usar, vamos entrar lá, fazer paredes de travesseiros, chão de tapete e nosso jantar vai ser pizza com brigadeiro e desenho, afinal comemos vegetais no almoço e ninguém é de ferro e a gente ama pizza e o entregador é gente boa e é terça-feira e estamos com preguiça de cozinhar e preciso te alimentar que está em fase de crescimento.

Sabe o que mais? Todo carinho do mundo será nosso! Vou te amar e te amar e te amar e te amar e você vai pedir pra eu te deixar uma quadra antes da escola, pros amiguinhos não me verem contigo, vou entender, já estive desse lado daí, sei que no futuro você vai olhar pros seus amigos mais velhos e dizer “meu pai é foda”, “foda” mesmo, porque será mais velho e o palavrão já vai ter sido liberado. Vai me dizer sua faculdade, não vai ser bem o que sempre sonhei pra ti, mas vou dizer que só quero te ver feliz. Vou depositar o dinheiro pra ajudar, incentivar o emprego, perguntar como anda a vida, tentar fazer parte dela e te aporrinhar, mas isso é porque eu sinto sua falta, sinto saudade dia após dia e mantenho seu quarto sempre arrumado, com cheirinho de amaciante, tirei foto de antes, pra manter tudo no lugar que você deixou, isso porque sempre que quiser, papai vai estar de portas abertas pra te receber, espero que venha, que bom te ter aqui, venha mais vezes, esquece que tem pai.

Você vai subir, pequeno, no meu ombro, vai rir alto, vai chorar querendo um brinquedo, mas vai entender quando papai agachar, segurar sua mãozinha, essa mãozinha tão pequena e que tenho vontade de devorar, e te dizer “não”, essa vai ser sua frustração, vai te machucar, você não vai entender, mas te prometo que a dor maior vai ser em mim, porque não vai ser fácil negar algo pra quem eu amo tanto, mas minha mãe , sua avó, que inclusive disse que você está muito magro, vai me dizer que é necessário, é pro seu bem, que a maior dificuldade do pai é dar limites porque os limites ajudam no desenvolvimento, mas não quero que se desenvolva, quero te manter pequeno, debaixo das minhas asas, mas a mãe natureza é a mandachuva e ela quer que seus ossos cresçam, que você quebre todos eles, vá ao médico, aprenda a dizer “mas pai”, ultrapasse a madrugada, ame outra pessoa, saia de casa, se aventure nas próprias histórias, essas que serei apenas ouvinte, porque não serei personagem e me restará apenas ouvir, torcer e te amar assim, de longe.

Papai as vezes vai errar, mas papai quer que entenda que sou um ser humano, mas ao mesmo tempo quero que me veja como herói e me ame, admire e respeite, posso parecer confuso mas é difícil administrar esses sentimentos justamente porque sou reles mortal, só que isso é segredo meu e só meu, quero que acredite que durarei pra sempre. Saiba que errando ou não, papai sempre estará fazendo de tudo pra acertar, porque papai te ama ouviu, filho!?

Seremos amigos, muito amigos, vamos bater boca, verdade, mas a maioria do tempo será dedicado a contar piada, cozinhar, e então vai me olhar e dizer “pode contar comigo”, coisas do tipo e poderei mesmo, assim como você sempre pôde contar comigo, pro que der e vier. E não serão os olhos, os cochichos ou os incômodos de perguntas inoportunas sobre a figura materna que vão nos abalar. Te levarei na terapia, entenderá que serei seu pai, sua mãe, seu anjo protetor, seu tudo e farei de tudo pra que nada te falte, nem o tal limite de que já falei e que me dói tanto ter de repetir.

Eu sei, eu sei, terão dias que vai achar tudo isso um pé no saco e vai chorar no quarto, dizer que me odeia. Mas sei que não quer dizer isso, não será fácil, já não é fácil pro papai. Mas vai se acalmar, vou te abraçar e comeremos pipoca de almoço nesse dia, porque somos felizes, uma família diferente, que come pipoca ao invés de um prato nutritivo, mas que tem muito muito muito amor, acho que já disse isso mas repito porque meu amor ainda não se descreve.

O fato, meu filho, é que você será motivo de toda minha felicidade e fará minha vida valer a pena. Acha que consegue carregar essa responsabilidade? Isso porque seremos invencíveis! Ah, meu bebê, eterno bebê, não vejo a hora de você vir, venha logo, ok!?, traga um casaco porque pode esfriar, espero que ainda não esteja preocupado com carboidrato, porque pretendo fazer bolo, venha, meu filho, se atrasar não tem problema, mas venha, deixarei a cama pronta, porque o coração já está, há muito tempo.

--

--