você quer amor ou atenção?

Gustavo Roças
Revista Subjetiva
Published in
3 min readMar 9, 2018
Filme: Lady Bird (2017)

“você não acha que no final das contas é tudo a mesma coisa? amor e atenção?”

eu ouvi essa pergunta feita de forma retórica e nesse momento todo o contexto no qual ela estava sendo aplicada desapareceu. foi uma daquelas epifanias que gosto de achar que sou importante o suficiente para ter.
no final das contas, pensei eu de forma nada retórica: você quer amor ou atenção?

eu não consegui responder rápido — óbvio, mas levei essa pergunta comigo nos caminhos pelos quais ando todos os dias. sempre que havia um silêncio era para lá que minha mente me levava.

o que é receber atenção?
minha primeira resposta a essa pergunta veio na forma de outra pergunta: ser notado?
será? achei injusto atribuir a uma palavra tão cheia de nuances um significado simplista desse jeito. atenção não tem nada a ver com ser notado. atenção tem a ver com outra coisa. e devia ser nisso que quem falou aquela frase — que, infelizmente, não foi direcionada a mim, acreditava.
só assim era possível, afinal, compará-la ao amor.
amor.
se tenho minhas dúvidas sobre o que é receber atenção não preciso dizer que passo muito mais longe da resposta sobre o que é receber amor.
(o que dá pra perceber, quando analisamos minha linha editorial)

a linha imaginária que amarra amor e atenção é isso mesmo: imaginária. eu queria fazer parte daquela conversa, muito embora ela tenha sido parte de um roteiro de filme. eu queria estar junto de quem escreveu o roteiro daquela conversa. para dizer que acredito que o amor não se iguala a atenção, mas os dois são elos de uma mesma corrente, porque o amor usa a atenção como forma prática. é como algo tão abstrato quanto o amor — quase como fumaça — toma forma. atenção permite que os olhos se encontrem, repousem, se reconheçam. atenção faz com que consideremos o sentimento do outro. faz com que o pedido de desculpas venha mais fácil. o sexo é mais gostoso. completo.
atenção não tem nada a ver com reaparecer depois de muito tempo agindo como se tudo o que aconteceu jamais tivesse acontecido. e propor sexo casual porque ah, deu vontade.
atenção tem a ver com amor mesmo quando o amor já passou. tem a ver com conseguir falar sobre o que passou sem apontar dedos, nem justificar o injustificável.

atenção tem a ver com conseguir assumir pra si mesmo as partes do outro que você idealizou. interpretá-las e seguir. juntos ou não. com sexo casual ou não.
tem a ver com enxergar o outro além o pau. pra variar.

eu me contento em receber atenção — mas a do melhor tipo.
a que me enxerga além do pau.
pra variar.

e você?

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — e deixe o seu comentário!❤

Nos siga no Facebook, Instagram e Twitter.

Saiba como publicar seus textos conosco clicando aqui.

Leia a nossa revista digital clicando aqui.❤

Participe do nosso grupo oficial, compartilhe seus textos e adicione os amigos!

--

--

Gustavo Roças
Revista Subjetiva

quem sabe se de verso em verso eu não te viro do avesso