Backlog, Jira Software ou Bugzilla? Qual ferramenta escolher para fazer a gestão de defeitos na sua empresa?

As 28 melhores ferramentas de rastreamento de bugs(Top 28 Best Bug Tracking Tools). https://pt.101-help.com/as-28-melhores-ferramentas-de-rastreamento-de-bugs-f6564607dc/

Introdução

A etapa de gestão de defeitos é umas das etapas mais importantes dentro do ciclo de vida de desenvolvimento de um software e por isso ter uma ferramenta adequada para fazer essa gestão se torna essencial. Pensando nisso, catalogamos 3 ferramentas diferentes, com suas respectivas funcionalidades, uma explanação resumida para ajudá-lo nessa escolha desafiadora. Convidamos você a conferir abaixo as ferramentas de gestão de defeitos Bugzilla, Jira Software e Backlog. Boa leitura!

O que é uma ferramenta de gestão de defeitos.

Uma ferramenta de rastreamento de defeitos ou um sistema de rastreamento de bugs, é um software onde as equipes de desenvolvimento podem relatar e rastrear bugs que ocorrem em projetos de desenvolvimento de software.

Como escolher uma ferramenta de gestão de defeitos?

Escolher uma ferramenta de trabalho nem sempre é fácil, o propósito da ferramenta precisa estar bem alinhado com o objetivo que o time espera obter com ela, caso contrário o ganho com essa ferramenta não será tão grande quanto o esperado. São diversos pontos que precisam ser analisados:

  • Ferramenta paga ou gratuita?
  • O que uma ferramenta paga oferece a mais que uma gratuita?
  • A gratuita supre as necessidades que o time precisa para o momento?
  • A ferramenta permite trabalhar de forma colaborativa entre toda a equipe?
  • É possível definir um fluxo de trabalho?
  • Permite fazer configurações personalizadas conforme o projeto?
  • Fornece relatórios?
  • Permite integração com outras ferramentas?
  • Precisa instalar localmente ou é acessada via web?

Podemos listar uma infinidade de critérios, mas conforme já comentamos acima, tudo vai depender do objetivo que o time quer obter com a ferramenta e assim vários critérios podem ser adicionados à lista citada acima.
Pensando mais no processo de escolha de uma ferramenta podemos defini-lo em 5 etapas:

  1. Alinhar com o time, qual a necessidade que a ferramenta precisa suprir;
  2. Levantar as principais funcionalidades que a ferramenta precisa ter;
  3. Iniciar a pesquisa pelas ferramentas disponíveis no mercado;
  4. Testá-las, se possível, para saber como é o uso no dia-a-dia;
  5. Fazer um comparativo entre as ferramentas, elencando as principais vantagens e desvantagens que cada uma tem.

Ao final de todo esse processo, com todas as informações, será possível elencar a ferramenta que mais irá oferecer benefícios para o time e para o processo de gestão de defeitos.

A escolha das ferramentas para comparação

Durante a elaboração desse artigo, optamos por escolher as seguintes ferramentas para análise: Backlog, Jira e Bugzilla. Inicialmente tínhamos optado pela ferramenta HP ALM/ Quality Center, mas como não encontramos documentação suficiente para conhecer sobre, então optamos pela ferramenta Bugzilla para análise.

Backlog

https://backlog.com/

Backlog é uma ferramenta de gestão de projetos, controle de versão e rastreamento de erros. Reunindo os benefícios organizacionais da gestão de projetos com o poder e a conveniência do gerenciamento de códigos, aprimora a colaboração da equipe em grandes e pequenas organizações. É fácil para qualquer um relatar bugs e acompanhar um histórico completo de atualizações de problemas e alterações de status.

Pendencias atribuídas a um usuário. https://support.nulab.com/hc/en-us/articles/8825961484953-Backlog-dashboard-overview

Os principais recursos incluem subtarefas, status personalizados, quadros no estilo Kanban, gráficos de Gantt, gráficos de burndown, Git e SVN e wikis. Backlog pode ser implantado em: Nuvem (SaaS), Android (celular), Iphone (celular), Ipad (tablet).

A ferramenta permite também a priorização do bug conforme a criticidade e carga de trabalho atual do time. É possível integrar com outras ferramentas: Slack, Teams, Jenkins e tem API aberta para permitir outros tipos de integração.

Jira Software

https://www.atlassian.com/br/software/jira/it

Jira Software é uma ferramenta que faz conjunto com outros produtos tendo por objetivo ajudar o gerenciamento do trabalho. Inicialmente ele foi desenvolvido para rastrear bugs e outros itens, mas hoje ele é utilizado para gerenciamento de projetos, gerenciamento de bugs, desenvolvimento de software, gerenciamento de casos de teste e requisitos, dentre outros pontos.

A empresa fornece dois tipos de acesso ao software, em Nuvem ou Data Center. No primeiro, a responsabilidade de atualização é da empresa que mantém o Jira no ar, bem como, disponibilidade de SLA, gestão dos dados, desempenho. Já na segunda forma, o sistema será instalado em um data center da empresa que contratar o software, desta forma é o cliente que escolhe quando quer atualizar o sistema, o controle de segurança e o gerenciamento dos dados será total do cliente.

A ferramenta integra com as principais utilizadas no do dia-a-dia: Slack, GitHub, Google, Trello, dentre outras que podem ser conferidas na própria página do Jira.

Com a ferramenta é possível trabalhar com o Scrum e Kanban. O fluxo de trabalho é todo personalizado.

Jira tela Scrum. https://community.atlassian.com/t5/Jira-questions/Layout-of-my-newly-created-Jira-is-very-different-from-Jira/qaq-p/872134
Jira Kanban board. https://www.atlassian.com/br/software/jira/features/kanban-boards

Para até 10 usuários a ferramenta é gratuita, a partir disso é possível fazer um teste de 7 dias nos planos Standard ou Premium. Semanalmente há demonstrações ao vivo da ferramenta, na qual as pessoas podem participar e conhecer um pouco mais sobre, além de interagir com os especialistas do produto.

Com Jira Software é possível ter acesso a relatórios enquanto a sprint é planejada, durante e após a finalização. Além de relatórios para a sprint, a ferramenta apresenta gráficos de burndown, burndown da versão lançada, dentre outros.

Bugzilla

https://www.bugzilla.org/

Bugzilla é uma ferramenta de rastreamento de bugs versão desktop, gratuita e de código aberto que permite o acompanhamento de problemas pendentes.

Originalmente desenvolvido e usado pela Fundação Mozilla, Bugzilla, pode ser instalado em vários sistemas operacionais como Windows, Linux e Mac OS X. Usa banco de dados MySQL e é escrito em Perl (uma linguagem de programação dinâmica de alto nível). Apesar de ser uma ferramenta de rastreamento de bugs, pode ser também utilizada com uma ferramenta de gerenciamento de teste, pois pode ser vinculada a outras ferramentas de gerenciamento de caso de testes como, Quality Center, Testlink, etc..

Possui algumas vantagens, entre elas: recursos avançados de pesquisa, notificações, modificações e arquivo bugs por e-mail, controle de tempo (tempo que um bug demorou pra ser corrigido), customização, criação de relatórios gráficos ou em HTML para visualizar o estado atual do banco de dados de bugs (quantos bugs apareceu em determinada aplicação), ampla gama de formatos para a lista de bugs, detecção de bugs duplicados, entre outras funcionalidades.

De acordo com uma pesquisa realizada num fórum a respeito da ferramenta, possui algumas desvantagens unânimes, como: Interface do usuário não atraente, complexidade de navegação dos bugs, menos recursos de personalização, apresenta lentidão, tamanho de anexo limitados, qualquer pessoa pode fechar um bug não apenas o testador (desde que seja uma etapa disponível no fluxo de trabalho) e idioma em Inglês.

Bugzilla, lista de bugs. https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Bugzilla_search_ex.png

Quadro comparativo

Abaixo é apresentada a comparação entre as 3 ferramentas escolhidas.

Quadro comparativo entre as ferramentas Backlog, Jira Software e Bugzilla. Autoras: Camila Mariani, Carla Lizandra, Roxane Nayara, Dianne Clície

Conclusão

Independente da ferramenta ser paga ou gratuita, ela precisa suprir as necessidades do time que irá utilizá-la, por isso é essencial elencar as principais funcionalidades que a ferramenta deve ter. De tudo o que uma ferramenta de gestão de defeitos pode apresentar, é fundamental que todos na equipe sejam capazes de reportar bugs e, ainda mais importante, atribuí-los aos membros da equipe. Poder classificá-lo por prioridade também é um item que se espera ter em uma ferramenta de gestão de bugs.

Em suma, Backlog demonstra ser uma ferramenta bem madura e com muitas opções. O design dela é bem moderno e facilita o usuário navegar entre as opções. Como visto no quadro, permite identificar, atribuir e priorizar bugs, além de exibir alguns gráficos para acompanhamento, sendo uma ferramenta ideal para empresas de pequeno e médio porte. Tem um custo menor se comparado ao Jira Software, podendo chegar a metade, dependendo do plano selecionado. Então se a empresa precisar de uma ferramenta com mais opções que o Bugzilla, mas não tão cara quanto o Jira, Backlog pode ser uma ótima opção de escolha.

Jira Software, é personalizável conforme o tipo de fluxo que o time trabalha, é possível trabalhar também com Kanban ou Scrum, ambas metodologias ágeis. A ferramenta permite identificar, atribuir e priorizar bugs, além de ter uma visão geral que permite fazer um acompanhamento mais fácil. Possibilidade de automatizar tarefas, trazendo mais agilidade ao time. Uma desvantagem, é o pagamento em dólar que torna uma ferramenta com custo alto. Se o time for até 10 pessoas não há custo, mas se for um time maior, é necessário analisar o quanto a empresa está disposta a investir pela ferramenta. Podemos notar que é uma ferramenta mais completa porém, talvez para um projeto menor não tenha um custo benefício muito bom, e uma ferramenta com menos opções talvez possa atender melhor a demanda.

BugZilla, por sua vez, possui um design simples, e não possui tantos recursos e assistência como Jira Software e Backlog, mas é gratuita e possibilita o acompanhamento do bug do início do seu cadastro até a sua resolução. Com esse recurso muitas empresas que não pretendem investir em uma ferramenta de gestão de defeitos, é uma boa opção, visto que é uma das ferramentas mais conhecidas.

Agradecimentos

Ao nosso mentor Júlio de Lima que tornou a possibilidade de desenvolver esse artigo real, fazendo com que pudéssemos conhecer essas ferramentas e escrever sobre elas durante a Turma 6 do PTQS, o nosso muito obrigado.

Aos revisores pelas contribuições extremamente minuciosas, fazendo com que este trabalho atingisse um nível de qualidade além das expectativas, somos extremamente gratos.

À todos que nos apoiaram em nossas decisões, estudos e crescimento, contribuindo para que o conhecimento só aumente, obrigada.

Autores: Camila Mariani, Carla Lizandra, Roxane Nayara, Dianne Clície

Referências

http://www2.decom.ufop.br/imobilis/controle-de-bugs-parte-2-bugzilla/

https://www.capterra.com.br/reviews/119057/bugzilla

https://www.guru99.com/bugzilla-tutorial-for-beginners.html

https://geteasyqa.com/pt/blog/best-bug-tracking-software-2/

https://pt.slideshare.net/rodcoura/bugzilla-14864524

https://medium.com/@brunoxd13/conhecendo-o-bugzilla-redmine-e-jira-5af2fb9ffe26

https://www.bugzilla.org

https://www.atlassian.com/br/software/jira/features

https://backlog.com/bug-tracking-software/

https://www.atlassian.com/br/software/jira/comparison/jira-vs-bugzilla

https://www.linkedin.com/pulse/22-melhores-ferramentas-de-registrorastreamento-defeitos-alan-silva/?trk=pulse-article_more-articles_related-content-card&originalSubdomain=pt

--

--