Como a falta de uma boa comunicação pode arruinar a qualidade do seu software

Time vector created by stories — www.freepik.com

Já parou para pensar que um processo que envolve troca de informações entre dois ou mais interlocutores com intuito de transferir significado de uma pessoa para outra pode influenciar no resultado do produto de sua organização? Pois é, o grande “x” da questão se chama COMUNICAÇÃO.

Vivemos em um mundo onde vários métodos são utilizados para atingir um ou mais resultados. Quando falamos em Desenvolvimento de Software, entramos em uma área onde a maioria das empresas utilizam dois modelos de desenvolvimento, que são: ágil(interativo e incremental) ou tradicional(cascata, modelo V).

Mas afinal, existe metodologia certa para se trabalhar?

Vem comigo que vou te explicar o conceito das metodologias e te mostrar que a colaboração de um time, independente da metodologia escolhida, pode ter uma grande influência no resultado final.

Como mencionado acima existem dois modelos bastantes conhecidos de Desenvolvimento de Software são eles:

Modelo Tradicional: Tem etapas bem definidas sendo o planejamento do projeto, uma estimativa em termos de prazo, orçamento, execução e entrega final. Segue um modelo sequencial onde uma etapa é executada após a outra ser finalizada. É esperada que a execução do projeto seja feita exatamente como foi planejada e para se ter sucesso a entrega deve ser feita dentro do prazo, orçamento e qualidade esperada.

Modelo Ágil: É um modelo onde se pode “quebrar” o projeto em partes menores, ou seja, em pequenos entregáveis. Nessa metodologia você faz entregas constantemente até finalizar todo o projeto. Existe a preocupação com custo, qualidade e prazos. Porém, é possível controlar e gerenciar as mudanças que provavelmente irão aparecer. O planejamento dessa metodologia é de forma iterativa e incremental, ou seja, uma forma de progresso dentro do desenvolvimento do software.

Podemos observar que existe bastante diferença entre os modelos. E a forma de escolha de cada um depende muito do cenário envolvido. Mas se olharmos bem, identificamos um ponto em comum: a comunicação.

O compartilhamento da informação é um dos pontos principais para a melhoria da comunicação. O fato de não reter dados e compartilhar projetos e processos decisórios, por exemplo, faz com que os colaboradores se sintam integrados e partilhem do sentimento de união que toda boa equipe deve ter para formar um bom time.

Vejamos um exemplo de um projeto cuja comunicação não foi boa:

O projeto falhou em várias fases, tendo em vista que o balanço é uma representação abstrata do software. A análise do balanço é feita de forma completa no início do ciclo e diversos problemas ocorrem no decorrer do projeto para os envolvidos.

Com esse exemplo podemos identificar que:

Quando a comunicação é mal interpretada ou não é realizada, acabam-se criando barreiras no processo como:

  • A mensagem é recebida apenas em parte;
  • A mensagem é distorcida ou mal interpretada;
  • A mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.

Ou seja, o típico e tão conhecido telefone sem fio.

E é aqui que a Qualidade do Software começa a ser arruinada

A consequência um grande problema na qualidade do software, que ao invés de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas acarreta em:

  • Aumento do número de retrabalho;
  • Software desenvolvido diferente do solicitado pelo cliente;
  • Maior abertura de bugs;
  • Estimativas inconsistentes;
  • Perda de credibilidade interna;
  • Atrasos nas entregas;
  • Baixa qualidade de vida;
  • Motivação.

Tudo isto gera muitos problemas, não só para a organização, mas consequentemente, para os clientes, como por exemplo, insatisfação, baixa produtividade e perda do marketing empresarial.

Conclusão:

É essencial adotar uma metodologia, pois ela é de extrema importância não só para o sucesso no processo, mas principalmente, na entrega do produto. Mas antes de tudo é necessário amadurecer a ideia de comunicação dentro da organização por mais simples que você ache que possa ser, essa estratégia sempre vai gerar bons frutos. Todas as habilidades estão no time, independente do titulo do cargo e quando trabalhamos dividindo e compartilhando opiniões, estamos também aprendendo.

Gratidão: Gabriel Santos, Paulo Oliveira, Vanessa Redes e Júlio de Lima

Referências:

Definição de comunicação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o

Para mais informações sobre as metodologias: https://www.devmedia.com.br/processo-de-teste-agil-x-tradicional/36854

Problemas e prejuízos pelas falhas na comunicação:
https://pmkb.com.br/artigos/problemas-e-prejuizos-pelas-falhas-de-comunicacao-entre-setores-da-engenharia/

--

--