Em busca da mensagem esperada

Como alcançar a primeira oportunidade em QA.

--

Imagem: Lucas Henrique Martins de Souza

O mundo do teste de software tem chamado atenção de muita gente nos últimos anos, principalmente por ser uma área da informática que tem gerado muitas vagas e também por pagar bons salários, temos visto muitas transições de carreira.

Está preparado para ingressar em uma área em contínua expansão com aprendizado diário? Com este artigo vou ajudar você que busca um direcionamento para conquistar seu lugar no mundo do teste de software.

Há quase dois anos fui arrebatado pelo teste de software. Após trabalhar um tempo como Suporte de sistemas ERP, entendi que era hora de enfrentar um novo desafio e de dar um up na minha carreira profissional, então comecei a pesquisar o que havia de novo, o que estava em alta na área de tecnologia. Navegando no LinkedIn percebi que seguia o Elias Nogueira, então fui vendo seus posts e alguns outros materiais relacionados a área de testes.

Mas nessa vontade toda de aprender, me enrolei um pouco e perdi um bom tempo por conta disso, pois segui vários conselhos, de diversas pessoas, atirando para todos os lados e não tive foco para conseguir conhecimento de forma mais estruturada.

“Fiz alguns cursos, Udemy que o diga !”

Até então eu achava que testar software era aprender uma linguagem, criar algumas linhas de código que faria uma ação em uma aplicação, deu verdinho Passed, pronto testado, bora pro próximo.

A área de testes é infinatamente mais que isso, existem técnicas, comunicação e um time responsável pela qualidade do software, mas isso eu só fui descobrir quando eu participei do curso de Formação em Teste de Software do José Correia inidicado pelo Thiago Alan.

Infelizmente, devido a um momento difícil da minha vida, não pude tirar total proveito da oportunidade, até que 1 ano depois tive o prazer de acompanhar os conteúdos do Júlio de Lima, com uma didática que me identifiquei. Me matriculei em seu curso, o #TSPI, e esse foi um divisor de águas em como enxergava a área de testes, pois pude perceber em entrevistas que fiz um tempo depois, que o conteúdo que aprendi fazia total diferença.

Em um certo dia, uma pessoa me procurou no LinkedIn e me perguntou o que poderia fazer pra chamar atenção dos recrutadores, fiquei surpreso pela pergunta e respondi meio sem certeza, poste seus certificados, vídeos sobre teste de software, coisas que eu ainda não fazia rsrs…

Então pensei: “poxa, eu não tenho experiência e preciso chamar atenção de alguma forma”. Até que tive a ideia de misturar minha necessidade de entrar na área com o que estava estudando.

Me surpreendi com o resultado! Várias pessoas me seguindo, pedindo currículo, perguntando o que eu estava estudando, tirando dúvidas...

“Mas que post foi esse, Flávio?”

imagem: Lucas Henrique Martins de Souza

Esse foi o conteúdo do post que chamou atenção no meu LinkedIn.
Minha visibilidade na rede aumentou e muitas pessoas começaram a conhecer a minha história da busca da mensagem esperada.

“E sim, através desse post eu recebi meu primeiro sim!”

Sigo postando tudo que vou aprendendo de novo, e tentando sempre fazer de forma diferente, use essa arma você também!

É muito importante que tenhamos um foco e uma mentoria, alguém que nos mostre a direção. Tenho duas indicações que poderão te guiar no caminho de testes de software. São referências nacionais e te ensinam todo o contexto da profissão, inclusive o “testar desde o início”:

TSPI — Teste de Software para Iniciantes, ministrado pelo Júlio de Lima

imagem: Julio de Lima

Formação em Teste de Software da Iterasys, ministrada pelo José Correia

Imagem: Iterasys

Conclusão

Funcionalidade: Potencializar minhas chances como iniciantes em Teste de Software.

Cenário: Eu não tenho experiência e preciso chamar atenção de alguma maneira.

Dado que ao buscar uma direção na área de Teste de software
Quando leio o artigo “Em busca da mensagem esperada”
E sigo as dicas e indicações citadas no artigo
Então as minhas chances são potencializadas!

Revisão e Agradecimentos
Gabriel Santos
Júlio de Lima
José Correia
Thiago Alan

Em especial meu Filho Lucas Henrique Martins de Souza pela edição e criação das imagens.

--

--