Test & Feedback, uma extensão que vai facilitar seu registro de evidências

Sabrina Tonom
Revista eQAlizando (antiga Revista TSPI)
8 min readOct 21, 2020
Image on Freepick
Men and woman analyzing a website by Freepick

Se você utiliza o Azure DevOps Service, antigo VSTS Microsoft, essa dica vai ser boa para você. Há uma extensão para o Chrome, Firefox e Edge chamada Test & Feedback, da Microsoft, que grava as telas do navegador e vincula diretamente ao projeto do Azure DevOps.

É possível conectar ao Projeto do DevOps ou usar de forma independente. A vantagem em usar conectado à conta do DevOps é que quando é iniciada uma sessão ou executado um caso de teste, tudo o que for registrado (prints, anotações ou gravação de tela) será vinculado ao projeto que você configurou.

Se você atua com a metodologia Tradicional e tem o Plano de Teste dentro do Azure DevOps, poderá utilizar o Test & Feedback quando rodar os casos de teste. Se atua com a metodologia ágil, poderá realizar os testes exploratórios gravando as evidências e também vinculando ao seu projeto. Preparados?

Instalando a Extensão

Vamos fazer a instalação para o Chrome. Acesse o Test & Feedback no seu navegador e clique em “Instalar”

Na tela seguinte escolha o navegador desejado e clique em instalar novamente:

No meu exemplo vou instalar no Chrome, clico em Usar no Chrome:

E em adicionar extensão:

Pronto, a extensão já foi instalada no navegador Chrome:

Configurando o Test & Feedback no projeto do Azure DevOps

Com a extensão instalada, ao clicar no tubo de ensaio, que é o ícone da ferramenta, uma janela será aberta. Clicar no ícone de configurações:

Você pode trabalhar de forma independente — Standalone, ou conectar a sua conta do Azure DevOps. Como nosso objetivo é vincular esta extensão ao Azure Devops, nós vamos trabalhar de forma conectada.

Clique em Connected, digite a URL do seu projeto do Azure DevOps e pressione Next:

Na etapa seguinte selecione o Projeto e pressione Save:

Pronto, seu projeto já está vinculado ao Azure DevOps, mas calma, apenas instalamos e vinculamos. Agora, vem a parte mais legal: começar a usar o Test & Feedback.

Utilizando o Test & Feedback

Esta extensão será muito útil para você que usa o Azure DevOps e atua em um time com Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (CVDS) Tradicional ou Ágil. Vamos lá?

CVDS Tradicional

Se você atua de forma Tradicional certamente já criou seu Plano de Teste, escreveu todos os casos de teste e os steps. Vamos considerar que já subiu seu Plano de Teste no Azure DevOps e agora vamos arregaçar as mangas e começar.

Para iniciar o teste pressione os três pontinhos sobre o caso de teste:

Clique em Run test:

Uma nova janela será aberta e nela consta os steps do caso de teste. Existem ícones para capturar as evidências do caso de teste, vamos usar os ícones da câmera e filmadora.

Utilizando a Câmera

Começamos primeiro pela câmera, ao clicar nela a tela será “printada” e ficará anexada em cada um dos steps:

Escolha se deseja compartilhar a tela inteira, uma janela do aplicativo ou uma guia do Chrome. No nosso exemplo vamos escolher uma janela do aplicativo:

A próxima tela disponibilizada será para selecionar a evidência desejada:

Ao selecionar qual parte da tela será capturada, irá aparecer uma barra com ícones, contendo algumas opções que podem ser utilizadas para destacar alguma parte do print. Clique no ícone positivo azul ao finalizar as marcações:

A imagem será salva no step, onde você pode inserir mais de uma imagem. Repita este processo para todas as etapas e salve seu caso de teste. Se desejar remover a imagem adicionada apenas clique no X ao lado da imagem.

Utilizando a Gravação

Esta é uma boa alternativa se o caso de teste tiver muitos steps ou se preferir evidenciar de forma mais rápida. Execute os mesmos passos para rodar o caso de teste e clique no ícone da filmadora:

Escolha se deseja compartilhar a tela inteira ou uma janela do aplicativo. No nosso exemplo vamos escolher uma janela do aplicativo:

A gravação começa imediatamente, sendo possível fazer todos os steps previstos no caso de teste. Ao finalizar clique em Stop, neste momento a gravação será finalizada e será anexada ao caso de teste:

Pronto, filmagem anexada ao caso de teste, agora é só salvar e fechar:

CVDS Ágil

Na metodologia ágil a equipe de teste pode atuar com os testes diretamente nas histórias de forma prática e rápida. O testador acessa diretamente o site que deseja testar e inicia uma sessão clicando na extensão do Test & Feedback e no Play:

Ao clicar no Play, inicia-se uma sessão e nela são habilitados os ícones para registrar as evidências.

Utilizando a Câmera

Ao clicar na câmera para capturar as evidências, irão aparecer 3 opções: Browser, Screen ou Application e no nosso exemplo vamos clicar no ícone do Browser:

A próxima tela será exibida para selecionar o que deseja evidenciar:

Selecione o que desejar e salve, clicando no ícone indicado abaixo:

Repita este processo para evidenciar todas as etapas desejadas. A ferramenta vai registrando todas as telas em uma timeline:

Após finalizar o registro de todos os steps, você pode escolher se deseja gravar as evidências criando um Bug, uma Task ou um Caso de Teste. Clique no ícone indicado abaixo e escolha uma opção, no nosso exemplo vamos escolher criar uma task:

Informe o título da task e clique em Save:

Pronto, a task já foi criada e vinculada ao Projeto:

Após criar a task, clique em stop para finalizar a sessão:

Você pode visualizar a task vinculada à história pelo Taskboard :

E ao clicar na task é possível visualizar todas as evidências:

Utilizando a Gravação

Para fazer a gravação é necessário iniciar uma nova sessão, assim como fizemos para tirar os prints. Clique no ícone da filmadora e em “Start recording”. É possível gravar o áudio também, para isso clique em “Record audio”:

Escolha a tela para compartilhar e clique em “Compartilhar”:

A gravação será iniciada e após finalizar clique em “Stop recording”:

Ao clicar no relógio podemos ver a timeline da gravação:

Assim como as evidências com os prints, é possível também criar um bug, uma task ou um caso de teste, neste exemplo vamos criar um bug. Clique em “Create bug”:

Insira um título para o bug e clique em “Save”:

Pronto, bug criado e adicionado ao board:

Ao acessar o bug é possível visualizar o vídeo gravado:

Ah, lembre-se de finalizar a sessão pressionando o ícone “Stop”:

Trabalhar com a extensão Test & Feedback colabora com o trabalho do time. Se antes as evidências eram geradas em um arquivo .doc e anexadas em casos de teste ou bugs, agora com o uso da ferramenta, as atividades do time que precisam de evidências, se tornam mais ágeis. É importante lembrar que as melhorias devem ser satisfatórias para todo o time, então é legal ter um alinhamento antes de inserir novas tecnologias no contexto.

Se para você o Test & Feedback ainda não é uma boa alternativa, tenho uma sugestão de leitura sobre ferramentas que podem facilitar sua vida: A arte de evidenciar — Screenshot & Video Recorder.

Se você não conhecia esta extensão e já usa o Azure DevOps, aproveite para se beneficiar desta grande vantagem. Temos que usar a tecnologia a nosso favor. Sucesso!

--

--

Sabrina Tonom
Revista eQAlizando (antiga Revista TSPI)

Formada em Qualidade há 20 anos, em testes há 3 anos. Certificada CTFL, CTFL-AT erumo a automação. Acredito que software bom é resultado do trabalho em equipe.