Publicações Digitais, e agora José?

Sel de Morais
Jun 8, 2017 · 3 min read

Em meados de maio, o W3C Brasil em parceria com o Ceweb.br realizou um encontro para discutir o futuro das publicações digitais: quais são os principais desafios enfrentados por publicadores de conteúdos, editoras e usuários.

Os debates em torno do tema Digital Publishing, são liderados atualmente pelo Consórcio W3C e pelo IDPF que, recentemente, realizaram fusão entre as duas instituições.

O W3C, dirigido pelo inventor da Web, Sir Tim Bernes Lee, tem como principal objetivo expandir a plataforma da Web aberta e garantir a internacionalização, a interoperabilidade e uma Web para todos, ou seja, acessível por qualquer pessoa.

O Internacional Digital Publishing Forum — IDPF, por sua vez, é responsável por desenvolver padrões para a indústria editorial. O formato atual de publicação digital mais conhecido no mundo, o EPUB foi desenvolvido pelo IDPF.

Então, nada melhor do que reunir os esforços e fortalecer ainda mais o desenvolvimento e adoção do padrão, certo?

Certo! E foi isso que aconteceu em fevereiro desse ano com a fusão entre W3C + IDPF.

Atualmente, estão sendo realizados testes de interoperabilidade e revisão do EPUB 3 para garantir que o formato siga as diretrizes do W3C. A curto prazo, a estratégia é ajudar na evolução do E-pub e melhorar a entrega de aplicações digitais (e-books) para o usuário final.

Image for post

O W3C foca em algumas estratégias para as publicações digitais:

- Continuar a desenvolver e promover o EPUB como o pacote acessível , interoperável que entrega publicações em formato digital;

- Continuar avançando no desenvolvimento da plataforma da Web Aberta, para atender às necessidades da indústria ;

- Dar continuidade a visão ambiciosa de compreender a Web nativa, as publicações Web online/offline, empacotamento/ distribuição e browser/ aplicações Web.

EPUB & Acessibilidade

O EPUB é o formato mais acessível para se publicar conteúdos na Web, isso é possível porque o padrão EPUB está totalmente estruturado em HTML5 e as últimas mudanças realizadas no Hiper Text mark-up Language tornaram as páginas Web muito mais inclusivas. O EPUB também é fácil de ser traduzido para qualquer idioma, o que garante a internacionalização dos e-books.

Livros conectados: um futuro não tão distante assim

Com o avanço da Internet das Coisas (IoT) já é possível pensarmos nisso a curto prazo. Livros conectados serão uma realidade em um futuro breve, e o caminho para que isso seja possível começou com a construção do padrão EPUB. Em alguns anos, veremos livros conectados interagindo e se relacionando com editoras, objetos, dispositivos e pessoas.

Como participar dessa mudança?

O W3C lidera grupos de discussões para potencializar o crescimento exponencial e ordenado das tecnologias Web. Os grupos atuais relacionados a Publicações são:

Interest Group — Grupo de Interesse

Esse foi o ponta pé inicial das discussões em torno do tema de publicações digitais. O acesso ao grupo é aberto para qualquer pessoa ou organização. Este grupo terminará em breve, pois foi base para a criação de um Working Group sobre o mesmo tema.

Bussiness Group — Grupo de negócios

Voltado para criação de estratégias de negócios, mas também pode realizar alguns trabalhos técnicos dentro do grupo. É aberto ao público com a finalidade de que pessoas relacionadas ao ecossistema de publicações se juntem ao grupo para influenciar as estratégias propostas.

Community Group — Grupo comunitário

Auxilia nos testes dos padrões. Em breve serão realizados testes de interoperabilidade do EPUB 3 com o auxilio desse grupo. Grupo aberto ao público.

Working Group — Grupo de Trabalho.

É daqui que saem as especificações e os padrões usados em todo o mundo. É um trabalho muito técnico desenvolvido por empresas filiadas ao Consórcio W3C.

Em publicações digitais, este grupo está em processo de desenvolver o escopo de trabalho para submeter a criação do grupo nos próximos meses.

A Web mudou o mercado de editoração e mudará ainda mais em pouco tempo. Fazer parte dessa mudança é crucial para a adaptação e entendimento de novos mercados e novos modelos de negócios.

Revista Web

Apresentaremos nesta página conteúdos relacionados aos…

Sel de Morais

Written by

Revista Web

Apresentaremos nesta página conteúdos relacionados aos estudos e experimentações de Novas Tecnologias Web, Pagamentos Digitais, Realidade Virtual, Web Semântica, Dados e Acessibilidade na Web. Os textos serão elaborados pela nossa equipe e por convidados. Boa Leitura! :)

Sel de Morais

Written by

Revista Web

Apresentaremos nesta página conteúdos relacionados aos estudos e experimentações de Novas Tecnologias Web, Pagamentos Digitais, Realidade Virtual, Web Semântica, Dados e Acessibilidade na Web. Os textos serão elaborados pela nossa equipe e por convidados. Boa Leitura! :)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store