
Entre gritos e aplausos da torcida adversária, Estrela do Oeste vence Copa 1829
Mesmo com um menor número de atletas para substituição a Seleção do Estrela cadencia jogo e vence o torneio de futebol de salão em Divinópolis
A final da Copa 1829 de futebol de salão aconteceu domingo (27/8) no ginásio do Estrela do Oeste em Divinópolis. A decisão foi entre a seleção do Estrela do Oeste e o time do Juventus da cidade de Papagaios. E o time da casa acabou vencendo por 7x2, conquistando o título.
Antes da partida a torcida do Juventus, que vinha sendo a sensação do torneio, com um futsal vistoso e técnico, tomou conta de boa parte do ginásio do Estrela. Uma caravana saiu de Papagaios para vir apoiar a equipe que já tem tradição no futebol de salão da região.
“Viemos em 50 pessoas, um ônibus completo de Papagaios”, disse Roniele Luisa, uma das torcedoras mais empolgadas na arquibancada.
O time do Estrela, apesar de ter investido muito para a competição, não contava com muitos reservas. Apenas 2 jogadores no banco de reservas, mas mesmo assim, conseguiu controlar o ímpeto da equipe adversária e abriu boa vantagem já no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Juventus usou muitas vezes o goleiro-linha como alternativa para ter mais um jogador no ataque. Mas com alguns gols de antes da linha de meia quadra, o Estrela ampliou o marcador e sacramentou a goleada. Os gols do Estrela foram marcados por Kel (3), Boreto (2), Denis e Peu.
“O mais importante pra mim é conhecer o adversário”, disse o goleiro do Estrela Mesquita, que inclusive já atuou em outras ocasiões pelo time adversário. “Eu, por ironia do destino, já joguei pra eles em outros campeonatos, faço parte do time. Eu já conheço a equipe e conheço cada atleta e isso para mim facilitou. Conhecendo cada um, o atalho fica curto dentro da quadra”.
O técnico Marcelo Xexéu, pai de Mesquita e que já treinou equipes na Espanha, ressaltou a organização tática da equipe para conseguir a vitória.
“O mérito foi a determinação com que o grupo entrou hoje para decidir esta competição, sabendo que as nossas peças de reposição eram poucas e nós tivemos de saber como trabalhar a questão da posse de bola”.
A Copa 1829 de 2017 começou no dia 9 de julho e teve a presença de 22 equipes na luta para ver quem seria a melhor equipe do centro-oeste de Minas Gerais, oferecendo R$3.000,00 em premiação. Em sua segunda edição e tem como um de seus objetivos reviver a época de ouro do futebol de salão de Divinópolis, que aconteceu principalmente nos anos 80 e 90.
“Foi um domingo de celebração ao futsal, o projeto da Copa é de reviver o esporte especializado”, disse o organizado da competição, Adriano Eugênio.
Na disputa do terceiro lugar o Super Prefácil de Santo Antônio do Monte venceu o Pingalinhada de Carmo do Cajuru por 3x2 nos pênaltis, depois do empate de 5x5 no tempo normal.
Também antes da decisão, aconteceu o jogo festivo entre o time da banda Dias de Truta contra a equipe do Sistema MPA. A equipe musical venceu por 3x1 nos penais, após um empate de 5x5 no tempo normal.

