Educação Valente

Livro recém lançado pela Lúcida Letra levanta o tema de uma criação superprotetora e inspira pais para uma educação focada na autonomia

Na busca incessante por evitar que as crianças sejam expostas ao sofrimento, pais tentam garantir que as questões e problemas de seus filhos sejam resolvidos de imediato, ou até mesmo evitados, certos de que, desse modo, serão mais felizes e viverão mais tranquilamente.

Este diagnóstico sobre a crença básica por trás da criação de filhos é levantado pela autora Krissy Pozatek em seu livro “Educação Valente — um guia de inspiração budista para formar crianças com resiliência emocional”. Com esta premissa, a obra tem o intuito de discutir a importância de rever este modo de educação e, para tal, utiliza a poderosa metáfora da confecção dos sapatinhos na vida das crianças.

Aprender a cobrir nossos próprios pés

A metáfora é baseada nas palavras do sábio budista Shantideva em “O Caminho do Bodhisattva”, que diz que, ao invés de nos preocuparmos em forrar todo o caminho com folhas de couro, mais sábio seria confeccionar nossos próprios sapatos de couro, e nos tornarmos nós mesmos capazes de proteger nossos próprios pés. “Onde se poderia encontrar tal quantidade de couro? Mas com solas de couro apenas nos meus sapatos é como se eu cobrisse toda a terra!”, coloca o sábio.

[…]
Continue a leitura no site da Bodisatva → ir para o texto


Indicamos

Educação Valente — um guia de inspiração budista para formar crianças com resiliência emocional, de Krissy Pozatek.

Você pode adquirir o livro Educação Valente da editora Lúcida Letra aqui →


RevistaBodisatva

A Bodisatva é uma plataforma de comunicação voltada para divulgação e produção de conteúdo de transformação de mundo inspirada na visão budista de terra pura. Tem como propósito celebrar iniciativas baseadas em compaixão e lucidez.

Plataforma Bodisatva

Written by

RevistaBodisatva

A Bodisatva é uma plataforma de comunicação voltada para divulgação e produção de conteúdo de transformação de mundo inspirada na visão budista de terra pura. Tem como propósito celebrar iniciativas baseadas em compaixão e lucidez.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade