Entender a morte faz bem à vida

Yongey Mingyur Rinpoche esteve na cidade de São Paulo em maio, e, entre um ensinamento e outro, reservou uns minutos para conversar sobre as coisas de vida e morte com a Revista Bodisatva

Plataforma Bodisatva
RevistaBodisatva
2 min readMay 15, 2017

--

Yongey Mingyur Rinpoche. Foto: Marcela Fazio.

“Quando fiz um retiro na montanha (Mingyur Rinpoche ficou por quatro anos em retiro solitário meditando nas cavernas dos Himalaias) conheci um nômade que ia levar suas ovelhas pastar por ali. Ele me viu meditando na caverna, contou-me que era budista também e ficou muito feliz de me conhecer. Volta e meia, o pastor me levava queijo e iogurte que ele mesmo fazia.

Uma das minhas maiores dificuldades era fazer fogo para cozinhar. Só para ferver água demorava umas duas horas e, no final, a água tinha um gosto de fumaça. Um dia, quando eu estava tentando fazer fogo ele perguntou se poderia me ajudar. Usando um pauzinho ele remexeu umas poucas brasas e… puff! Acendeu a fogueira! Até parecia uma varinha de condão. E eu ali, há horas tentando acender a fogueira…

Meu amigo nômade insistia em querer saber de onde eu era, o que eu havia estudado etc. Eu não dizia quem eu era, somente falava que eu tinha muitos nomes. E ele retrucava que eu era estudado e esperto, que eu era uma pessoa muito especial. “Não sou nada de especial. Eu simplesmente estou aqui nessa caverna, mais nada”. E ele insistia. Finalmente, eu disse que, em alguns aspectos, eu poderia até ser melhor por ter estudado, mas que, em outros, ele era muito mais sábio. Sabia fazer fogo, escolher a lenha certa, cuidar dos animais e fazer queijo. Eu não sabia nada disso.

Os mestres gostam de contar histórias. Rinpoche diz que todos — sem exceção — temos qualidades. Cada um de nós tem habilidades, sabedoria e capacidade. Mas normalmente não sabemos.

“É muito importante apreciar o que temos e sentirmos gratidão. Esse é o primeiro passo para encontrarmos a felicidade.”

*Por Stela Tredice

[…]
Continue a leitura no site da Bodisatva → ir para o texto

Agradecimentos especiais para

--

--