Kazuaki Tanahashi Sensei: professor, artista e erudito Zen Budista, em junho, no Brasil

Porto Alegre, Viamão/RS, Brasília, Alto Paraíso/GO, Recife e Timbaúba/PE são as cidades brasileiras que estão no roteiro de Kaz Sensei

Plataforma Bodisatva
RevistaBodisatva
4 min readApr 26, 2018

--

Kaz Sensei: divulgação.

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) está organizando a vinda de Kazuaki Tanahashi Sensei ao Brasil para compartilhar com as sangas brasileiras os ensinamentos tradicionais do budismo Zen.

Serão diversas atividades, entre palestras, retiros, exposição de obras, lançamento do livro “O Sutra do Coração: um guia abrangente para o clássico do Budismo Mahayana” e oficinas de Caligrafia Zen.

Programação completa e inscrições pelo site do CEBB →

Ensinamentos do Mestre Zen Dogen

A vinda de Kaz Sensei é uma oportunidade rara de aprofundar o estudo e a prática dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen.

Kazuaki Tanahashi, tradutor e editor de cinco livros sobre Dogen resumirá os ensinamentos fundamentais e falará sobre a obra e vida de Dogen, monge do século XIII, um dos primeiros a estabelecer a tradição monástica Zen no Japão.

Serão oferecidos os retiros:

Um mestre caligrafista

Ativista da Paz e mestre caligrafista e artista renomado, Kazuaki Tanahashi tem feito exposições ao redor do mundo há 50 anos.

No Brasil, além de exposições, Kazuaki Tanahashi oferecerá palestras e demonstrações ao vivo da pintura do Círculo Zen, símbolo que tradicionalmente representa a “iluminação”, ou “uma experiência completa de cada momento”, que abrange o perfeito e o imperfeito.

Nas oficinas, serão exploradas as técnicas e a estética básicas, bem como o aspecto Zen da caligrafia oriental.

Revista Bodisatva n.30 e sua inspiração Zen

“A compaixão não é, como pode ser vista de forma comum, meramente uma fala bondosa ou uma maneira gentil de se relacionar com os outros e aceitá-los. No budismo, Avalokteshvara é considerado a encarnação da compaixão. Este bodisatva, como aquele que ajuda todos a despertar, é algumas vezes representado com onze faces. A maior parte das faces mostra sorrisos e uma está gargalhando. Mas uma das faces mostra uma expressão muito feroz. Se nossos filhos estão em uma situação na qual sua vida está em risco, não iríamos gritar ou arriscar nossa própria vida para proteger a criança? Não teríamos nesse momento uma expressão feroz? E se nosso vizinho estivesse em perigo? Ou um estranho? Não iríamos gritar para tentar avisá-los? Não é este um elemento da compaixão?

Precisamos confrontar, criticar, acusar e também ajudar aqueles que estão levando adiante ações danosas a se darem conta da dor profunda em seus próprios corações. Eles podem não estar enxergando temas críticos; eles podem estar ignorando responsabilidades e estarem inconscientes da destruição que causam aos outros e a si mesmos.

Isto é dor. Ajudá-los a entender isso e remover a dor pode ser um ato de amor.
Esta não é uma nova perspectiva sobre a compaixão?” — Trecho do livro Paiting Peace, de Kazuaki Tanahashi.

Kaz Sensei é um dos entrevistados da próxima edição da Bodisatva impressa, a nº30, e uma grande inspiração para o tema especial da revista: Zen, arte e ativismo. O lançamento da próxima edição da revista impressa acontecerá junto com as atividades de Porto Alegre e Viamão, no início de junho.

Se você gostaria de apoiar a revista sendo um anunciante, nos ajude a fortalecer essa rede. Veja as opções em nosso midia kit.

Saiba Mais

  • Nascido no Japão em 1933, Kazuaki Tanahashi é professor, artista e erudito Zen Budista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1977 para atuar como erudito residente no San Francisco Zen Center (fundado por Shunryu Suzuki Roshi). Mestre caligrafista e artista treinado no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 50 anos, além de ter desenvolvido o gênero de pintura em um único traço e os círculos Zen multicoloridos. Escritor, editor e tradutor prolífico, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto completo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência.
  • Site Kazuaki Tanahashi (em inglês) →
  • Vídeo de Kaz Sensei convidando para as atividades no Brasil
Vídeo: Fabio Rodrigues.
  • Trailer do documentário Paiting Peace (em inglês)
Divulgação.
Clique na imagem para acessar nosso Midia Kit.

--

--