Feliz Losar! Ano Novo Tibetano

Dezesseis de fevereiro foi o primeiro dia do Ano Novo Tibetano, a celebração do Losar.

Plataforma Bodisatva
RevistaBodisatva
2 min readFeb 17, 2018

--

Celebração do Losar no Tibet. Foto: http://tibetpedia.com/.

Diferentes comunidades tibetanas e centros budistas ao redor do mundo celebram esta data que inicia, segundo o calendário lunar e a astrologia tibetanas, o ano de 2145, ano do Cachorro de Terra. Na quinta feira, 15/02, como parte das atividades do CEBB Caminho do Meio, o Lama Padma Samten conduziu uma cerimônia de Tsog para celebrar o início desse novo ciclo. Cerca de duzentas pessoas estiveram presentes.

Lama Padma Samten no Cebb Caminho do Meio. Foto: Stela Santin.

Em Dharamsala, sede do governo tibetano em exílio, autoridades oficiais e monges estiveram reunidos no nascer do sol para a cerimônia de Tsetor, recitando preces para Palden Lhamo, a deidade protetora oficial do Tibete. No Ocidente, o grande mestre Dzocheng, Namkai Norbu Rinpoche, deu início ontem a um Drub-chen em Tenerife (Espanha) com saudações ao Ano Novo.

No Brasil, o Khadro Ling (Três Coroas-RS) prepara uma apresentação tradicional de dança tibetana para a manhã do dia 18.02, liderada por Chagdud Khadro (confira a programação).

Foto: Divulgação / Chagdud Gonpa Khadro Ling

O Losar é um bom momento para agradecer, refazer os votos e amadurecermos nossa aspiração

Assim, para nos ajudar a nos posicionarmos em direção à visão de lucidez, como sempre nos convida nosso próprio professor, trazemos por fim a mensagem da newsletter oficial de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre esse novo ciclo. Em meio a fotos de cachorros em diferentes lugares do mundo, a mensagem nos diz:

“Não importa o quanto você sente na almofada, não importa o quanto você não se distraia, não importa o quanto você medite, até que você tenha a visão correta, você não fez nada. Até que você tenha a visão correta, essas coisas não o/a levam a lugar algum. Você ainda está enredado, você ainda é o peixe sendo fisgado”.

Que possamos dissolver a rede e o anzol que nos fisgam na confusão!

Que possamos manifestar lucidez já!

Feliz Losar!

--

--