Quatro dias em Retiro pelas ruas de São Paulo

Monge Koho Mello nos conta de sua experiência como retirante dormindo, comendo e praticando o Darma pelas ruas de São Paulo

Plataforma Bodisatva
RevistaBodisatva
3 min readJun 22, 2017

--

Conhecida por fundir a prática espiritual com engajamento social e político, a ordem budista norte-americana Zen Peacemakers concebeu e promove há décadas os chamados Retiros de Rua. Nesta prática, os retirantes são basicamente expostos às mesmas questões que definem o dia-a-dia de um morador de rua: o que e quando vou comer, onde e como vou dormir. Mas a prática interna, a lida com a própria mente, esta sim é que é o desafio.

Imagem de São Paulo. Foto: Kaique Rocha.

Neste texto, o Monge Koho, brasileiro reconhecido por Genro Roshi do Zen Peacemakers como líder autorizado a promover esses retiros, conta à Bodisatva de sua experiência e seu aprendizado nas ruas de São Paulo.

Em novembro de 2011, participei de um Retiro de Rua, em São Paulo, o primeiro a ocorrer na América Latina. Para mim, foi a segunda experiência desse tipo, pois já havia participado em um Retiro assim dois anos atrás, em Zurich, cidade onde resido atualmente. Entre outras diferenças, dessa vez eu estava no meu país natal, convivendo com pessoas que falavam minha língua materna, e em um ambiente social bem mais desafiador do que o da Suíça. Assim, desde o princípio me preparei para uma vivência bastante intensa, e isso se confirmou.

Ficamos por quatro dias e três noites perambulando pelas ruas do centro de São Paulo. Como líder do Retiro estava Genro Roshi, um Professor do Zen Peacemakers, grupo budista norte-americano caracterizado pelo engajamento social, no qual foi concebido esse tipo de Retiro. Como recurso mais importante, tivemos os ensinamentos das ruas de uma grande cidade, através de seus moradores de fato, que conhecem bem a ética e a lógica desse ambiente. Como apoio prático, a ajuda humanitária de várias Instituições que prestam auxílio a pessoas em situação de risco social.

Num Retiro de Rua, desde o primeiro momento a Prática espiritual assume um caráter muito pragmático, pois estar com a mente atenta e relaxada é um recurso essencial para nossa integridade e para uma imersão razoável nessa dura realidade, o que inclui confiar na incerteza de cada momento.

A rotina proposta para o Retiro é bem simples: duas sessões de meditação sentada por dia — onde e quando fosse possível, com um círculo de partilha após (o Conselho), uma cerimônia budista uma vez ao dia, e caminhar bastante o restante do tempo, sempre no grupo ou pelo menos em duplas, com o olhar atento na busca do mínimo que precisávamos para nos nutrir, e de um lugar relativamente seguro e minimamente confortável para dormir.

[…]
Continue a leitura no site da Bodisatva → ir para o texto

*Por Monge Koho Mello

Koho Mello nasceu em Itaqui (RS) em 1962. Recebeu os preceitos leigos de Moriyama Roshi em 2003 e Ordenação monástica de Coen Roshi em 2008. Praticante no Via Zen desde o início de sua prática formal, atualmente reside na Suíça, onde coordena o Via Zen Zürich. Profissionalmente, atua como Educador e Terapeuta.

Para saber mais

Monge Koho segue com a prática dos Retiros de Rua. Depois do retiro em São Paulo descrito para nós, participou de mais dois em Zürich, Suíça; co-liderou um outro retiro em São Paulo com Genro Roshi; e liderou um outro retiro em Nüremberg, Alemanha.

Se você tem interesse em participar, entre em contato com uma das pessoas formalmente autorizadas a liderar os Retiros, ou diretamente com a Zen Peacemaker Order, que indicará onde e quando ocorrerá um evento.

--

--