Silêncio em Movimento: Arte e Ativismo Zen

A edição 30 da Revista Bodisatva terá como tema o budismo Zen e um dos destaques será a vida e obra do grande professor, artista, ativista e erudito Kazuaki Tanahashi

Plataforma Bodisatva
RevistaBodisatva
4 min readJun 1, 2018

--

Kazuaki Tanahashi

“Como realizamos uma transformação social em grande escala? Como revertemos a direção da marcha humana para um suicídio coletivo? Como respondemos a uma violência sistemática de forma não violenta? Como ajudamos as nações a abolir suas forças militares?

Uma visão do futuro é desenhada com nossa imaginação, que pode ser vista como um pincel que pinta sonhos, esperanças e previsões para dias vindouros e distantes. Você tem um pincel e eu tenho outro. Na verdade, cada um de nós tem um pincel informe de capacidade ilimitada.

O que você desenha pode ser diferente do que eu desenho em cores e formas, ou em temas e tons. E no entanto deve haver semelhanças. Me torno humilde ao compreender que o ‘pincel’ que conduz meus pensamentos e ações para a transformação social é um dos milhões e bilhões de ‘pincéis’ trabalhando no mundo.”

— Kazuaki Tanahashi

Kazuaki Tanahashi estará no Brasil de 01 a 25 de junho oferecendo ensinamentos, expondo sua arte, conversando sobre ativismo, ensinando caligrafia. Com 85 anos, este mestre nasceu no Japão e testemunhou ainda criança seu país ser alvo do primeiro e maior ataque nuclear contra civis que já aconteceu na história — os desastres de Hiroshima e Nagasaki. Apaixonado desde a juventude pelo mestre Dogen, Kaz Sensei dedicou-se com devoção à tradução de muitos de seus ensinamentos para o inglês. Na década de 1970, mudou-se para os Estados Unidos e em meio à tensão da Guerra Fria, fundou e colaborou com inúmeros projetos e iniciativas de ativismo anti-nuclear e pró-desarmamento. Darma, arte e ativismo são inseparáveis para Kaz.

“O princípio básico da transformação social é que não existe nenhuma situação impossível de mudar”

— Kazuaki Tanahashi

Ativismo e compaixão — Kazuaki Tanahashi | Vídeo: Martijn Robert

Silêncio em Movimento: Ativismo Zen a nova edição da Revista Bodisatva, a nº30

Essa capacidade de integrar de Kaz Sensei inspirou a 30ª edição da Bodisatva impressa, cujo Especial “Silêncio em Movimento”, trará reportagens e artigos sobre Arte e Ativismo Zen. O lançamento da Bodisatva n.30 vai acontecer em meio aos eventos do Sensei em Porto Alegre/CEBB Caminho do Meio, Brasília/ CEBB Alto Paraíso, Recife/ CEBB Darmata, que terão uma cobertura especial da nossa equipe.

A arte de Kaz Sensei também serviu de inspiração para a capa desta edição da revista, que traz um enso colorido, pintado por ele.

Tradicionalmente, os ensos, ou círculos Zen, são pintados em preto e quem segura o pincel é quase sempre um homem, do leste asiático, um mestre budista, com longo treinamento formal. Quando convidado pelas Nações Unidas para produzir uma obra que simbolizasse a solidariedade e a cooperação entre as nações do mundo, Kaz — como artista e ativista — refletiu sobre como superar esse aspecto do zen preso a uma cultura, a uma religião, a um gênero, a uma cor.

Kaz decidiu que para traduzir esta mensagem, o enso deveria ser feito por várias pessoas juntas — de diferentes culturas, religiões e gêneros — manipulando um gigantesco pincel feito especialmente para a ocasião.

Além disso, o preto foi substituído por cores vibrantes que se misturam umas nas outras formando uma obra única, que honra a tradição e que, pelo puro desejo de inclusão, rompe com ela ao mesmo tempo.

Ainda dá tempo de participar das atividades que acontecem em diversas cidades do Brasil! Saiba mais detalhes pelo link:

Programação completa e inscrições para os eventos de Kaz Sensei →

--

--