Um dia para celebrar o milagre da mandala

Na inauguração do novo templo-refeitório do CEBB Sukhavati, Lama Samten nos lembra, uma vez mais, que viver coletivamente a partir de referenciais elevados é possível

CEBB Rural Sukhavati. Foto Mariana Maximino.

Ao ouvir o Lama Padma Samten falar no último dia 02 de julho durante a inauguração do templo-refeitório do CEBB Rural Sukhavati que: “Não começamos nada, não terminamos nada”, a certeza de que nada acontece por acaso, que todos os fenômenos são de fatos contínuos se fortaleceu e se ampliou em mim. Não à toa, o Lama chama essa rede tecida de milagre.

“Hoje é um dia de celebração de mais um desses milagres e nos alegramos que ele surja em forma de parede, ferro, vidro, madeira, tapete. É o aspecto sutil que comandou e segue comandando tudo o que acontece aqui, disse o Lama ao abrir o evento que reuniu cerca de 230 pessoas num domingo de muito frio em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, onde está localizado o CEBB Sukhavati.

Inauguração do CEBB Sukhavati. Foto Mariana Maximino.

A temperatura era baixa, mas o entusiasmo e o contentamento gerados pela concretização de um sonho aqueceram o ambiente. O clima era de alegria pura na inauguração desse novo espaço: uma área de 214 m² que vai funcionar como templo e que, futuramente, com a ampliação da Aldeia passará a funcionar como refeitório.

Como anexo, foram também inaugurados cozinha, alojamentos e banheiros que somam mais 240m², totalizando 454m² de área.

É natural que se agradeça a todos que ajudaram, é o trabalho de muitos, uma expressão das bênçãos dos Budas sobre nós. Muitos trabalharam, mas o aspecto mais extraordinário é que Guru Rinpoche manifestou-se em todas as pessoas e isso foi possível. É um milagre. Ele surge na forma de energia que move as pessoas”, falou o Lama ao se referir ao novo espaço.

“É extraordinário recebermos as bênçãos originais na forma da própria presença de Chagdud Tulku Rinpoche, desde que ele se estabeleceu no sul do Brasil — é melhor entender que ele é uma expressão direta de Guru Rinpoche”. E acrescentou ainda: “Estamos no meio desse milagre, o fato das paredes terem subido significa que há algum nível de realização da sanga. Isso é maravilhoso, tem um nível de convergência”.

Revista Bodisatva tem um lugar nessa história

Parte desta história começou em 1991 e o mais interessante é que a Revista Bodisatva desempenhou um papel fundamental no que aconteceu neste dia de celebração. Foi a partir de um exemplar impresso da revista que o professor de Tai Chi Chuan Bruno Davanzo, um dos fundadores do CEBB Curitiba e atual presidente do CEBB Sukhavati, conectou-se com o Lama Samten.

[…]
Continue a leitura no site da Bodisatva → ir para o texto


Saiba Mais

  • Confira as atividades que já estão acontecendo no CEBB Sukhavati.
  • Veja mais imagens da inauguração neste link.
  • Artigo da Bodisatva sobre CEBBs Rurais e a visão budista de Terra Pura.
  • Assista às palestras oferecidas pelo Lama na ocasião da o templo-refeitório CEBB Sukhavati, em julho de 2017:

Como Construir Uma Vida Significativa e Feliz #1 | Lama Padma Samten

Como Construir Uma Vida Significativa e Feliz #2 | Lama Padma Samten