Pedro Ramalho
brasil LOVE
Published in
2 min readSep 21, 2020

--

foto de Lindsay Shaver

Olá! Pedro Ramalho. Prazer.

Escrevo.

E escrevo sobre um monte de assuntos. Sobre aquilo que vivo, que vejo. Das coisas que lido. Que penso. E que sinto.

Coisas.

Gabriel me veio com a proposta de postar textos meus aqui e, como um escritor que quer ser lido, aceitei como um macaco aceita banana.

Portanto aqui estarei presente algumas vezes na semana.

O nome da coluna será Desmanche porque… Bem… Quando a gente desmancha algo, quase sempre a gente se depara com o que não se esperava.

Segue, então, o primeiro texto!

DIGNIDADE

No início da minha adolescência, eu gostava de jogar videogames. Jogava também futebol ali, mas não era minha preferência. Eu preferia jogar jogos com voos, superpoderes e coisas impossíveis. Mas jogava futebol virtual sempre que um primo meu pedia.

Ele tinha o mesmo videogame e também a mesma versão do jogo. Desafiávamo-nos constantemente, mas claramente eu jogava melhor que ele, e sempre ganhava aplicando goleadas. Eram sempre placares que demonstravam óbvia dominância minha no jogo.

Já o deixei ganhar algumas vezes, confesso, mas ele sempre manifestava forte descontentamento ao me perceber — aquelas vitórias não eram verdadeiras, e, portanto, não significavam nada.

Nas competições, é praticamente uma humilhação simular resultados que não reflitam a realidade, ainda que por pena ou por uma suposta cordialidade. E, àqueles que valorizam a competição com (e como) dignidade, é inaceitável ser vítima dessa mentira.

Me lembrei disso quando assisti ao jogo do Barcelona contra a Chapecoense em 2017.

A Chapecoense, time catarinense, vinha de um 2016 cheio de feridas e se encontrava na situação de ter que montar toda uma equipe do zero. E foi então, por solidariedade, convidada pelo time catalão a participar de um amistoso cujos proventos auxiliariam na reconstrução do time.

A Chapecoense foi à Espanha. O Barcelona recebeu a equipe, sediou o jogo, e muito respeitosamente ganhou por um placar de 5x0.

- RAMALHO

--

--