Pedro Ramalho
brasil LOVE
Published in
2 min readSep 28, 2020

--

foto de Yuen-Ping aka YP

ODE AO FRACASSO

Uma das poucas certezas que temos nessa vida é que o espaço para o fracasso sempre será maior…

Ter esperança é um ato fadado ao fracasso. Fazer o bem e esperar que, assim, haja um final feliz é um ato fracassado.

As cordas vocais do mal são mais extensas e a fumaça que sai dos nossos sonhos queimados é imensa. E por mais que os anos passem, a coluna de fumaça que aponta nosso passado fracassado ainda vai ser vista.

Fracassaremos. Fracassaremos.

Mas ter o coração preparado para o fracasso nos faz alcançar pequenos milagres de vez em quando. Milagres que não viriam de preces ou preços. Falo dos milagres filhos da insistência.

Travar batalhas impossíveis. E insistir nelas.

Tentar acabar com a fome mundial, e fracassar. E, nas sombras desse fracasso retumbante, ter saciado a fome de uma família.

Tentar salvar todos os pacientes das alas de terminais de um hospital. E, aos prantos dos funerais, ter prolongado uma vida por causa dessa teimosia.

Declamar poesias e esperar que elas toquem os corações de todos que as ouvirem. E, nas sombras desse fracasso imensurável, uma pessoa desacreditada querendo viver mais um dia.

São tiros no escuro. O fracasso é inevitável. Perderemos a guerra, isso é certo. Mas, ao insistirmos nela, ganharemos algumas poucas batalhas. E então terá valido o fracasso.

Terá valido perder.

- Ramalho

--

--