MEMEMORANDO: É impossível não gostar do Raça Negra!

Cauã Liberato
brasil LOVE
Published in
5 min readOct 2, 2020
Artes da capa: Walete Ferré(sempre)

A planta mentiu, era pegadinha, todos sabemos! O Silvio gostava do Raça Negra, a planta também. Todos nós gostamos, amamos!

Eu, sinceramente, conhecia pouco do grupo até me apaixonar pelo amor que o Luis Antônio Sales pregou no SBT e eternizou por toda história. Naquele dia, Luis chorou com toda a verdade que carregava em seus mais puros 4 anos de idade, mas depois, riu exibindo seus dentinhos de leite, suas janelinhas já expostas e conseguiu a foto, que para ele valia precisamente, mais que 500 porém menos que 1000 reais!

É fato que as pegadinhas do Silvio nunca fizeram mal para ninguém, e muitas vezes, fizeram muito bem, como é o caso do Luis Sales, que herdou de seu pai a devoção pelo Raça Negra, e foi propositalmente batizado com o mesmo nome do cantor do grupo de pagode!

Tudo começou quando o pai de Luis , mandou uma fita K7 ao SBT, demonstrando o talento do guri, e um tempo depois eles foram convidados para participar de uma gincana no quadro “Topa Tudo por Dinheiro”. Segundo Luis, nada foi avisado ou combinado previamente, mas naquele dia, o Raça Negra traçou pra sempre o destino do garoto, e fez parte do nascimento de um meme que conquistou nossos corações, sendo apenas o primeiro de muitos encontros entre o fã e os seus ídolos, que na ocasião também passaram a ama-lo e recebe-lo com muito carinho!

Essa história de traçar pra sempre o destino não é invenção minha. O próprio Luis afirma isso! O garotinho, que já cantava “Vida Cigana” com precisão vocal e confiança desde o ano 2000, hoje é músico profissional e estuda Engenharia Mecânica. Toca, compõe, canta e segue dizendo que sem o Raça Negra, não seria nada do que é!

O grupo que conheceu o Luis no programa do Silvio, voltou a encontra-lo em 2013. Na ocasião o Luis Sales foi ao show na esperança de conseguir uma nova foto e foi reconhecido de imediato pelo Rafael Bandeira, filho do Luiz Carlos, que entusiasmado contou que sua mãe amava o meme e chorava de rir com o vídeo. O vocalista do Raça Negra, não só recebeu Luis Sales com carinho em seu camarim, como também o convidou para cantar naquele show em Jacareí! Visivelmente emocionado, Luiz Carlos relembrou a historia no palco, apresentou o garoto ao público e o assistiu conduzir a primeira parte da canção como um passarinho que observa confiante o primeiro voo do seu filhote!

Luiz e Luis em Jacarei, 2013.

Humildes, todos eles. A banda e o Luis, que nunca teve vergonha e não escondeu seu pranto ao ver a planta humilha-lo em cada canção do Raça Negra que ele cantava.

— Eu tô chorando só.

— Mas cê tá chorando por que?

— Porque que você não gosta do Raça Negra.

— Quem? Eu? Não… Eu gosto, a planta é que não gosta!

— Ah, já entendi agora!

— Hã? Não entendi.

— JÁ EN-TEN-DI. A-GO-RAA!

Sincero ao afirmar diversas vezes que preferia uma FROTROGRAFIA do Raça Negra aos míseros 500 reais, mas quando Silvio dobrou a oferta(com o grupo já posicionado no palco), também não hesitou em alterar sua decisão. Super síncero!

Se MIL REAIS vale muito para nós hoje, em 2020, imagina o quanto isso valia em 2000. Agora imagina isso tudo na cabeça de uma criança de 4 anos… Explico: Para algumas crianças, muitas vezes, MIL significa MUITÃO, sendo menor apenas do que quantias do tipo “INFINITOS REAIS”. Falo com propriedade, o Silvio pegou pesado e reconheceu no mesmo momento. Corrigindo o erro, Silvio volta a oferecer 500, levando Luis a reafirmar com toda sua certeza o desejo pela foto, que agora já se materializava, enquanto ele se virava e boquiaberto proferia a frase que derreteu nossos corações:

“Oooooi Raça Negra”

É sem dúvida, uma das cenas mais lindas dessses 70 anos de Televisão Brasileira. O sorriso largo que se misturava com as lágrimas sinceras de Luis, é algo que eu nunca canso de ver.

Já no colo de Luiz Carlos, Luis Sales ainda dedurou o apresentador que lhe fez sofrer minutos antes:

“Eu sou fã de… de vocês, mas o… o fot, o Silvio Santos não gosta de vocês não!”

Ao som de calorosas gargalhadas do público, da banda e do próprio Silvio, mais uma oferta, mais um presente: Um CD do Raça Negra, que obviamente o Luis Antônio Sales já tinha, mas não pôde negar, pois este era autografado e selou de uma vez por todas, sua alegria e seu destino.

Luis cantou junto com seus ìdolos, e a planta inevitavelmente, dançou feliz.

O choro vira alegria: Luisinho conhece o Raça Negra!

Pois é gente, Luiz e Luis continuam se encontrando e se amando pela estrada. Sempre que a banda passa por Jacareí ou cidades próximas, o garotinho da planta marca presença e tem passe livre aos camarins! Esse meme mudou vidas, e eu afrimo tranquilo que é impossível não gostar do Raça Negra! Musica boa, humildade e discretamente um discurso fortissimo carregado no nome do grupo.

Mesmo a banda já tendo negado qualquer intenção de conotação política no programa The Noite, é impossível não assinalar que o discurso racial também faz deles um simbolo muito justo e sincero do Pagode nesse país. Um bom exemplo disso, vejam só, o próprio Luis Sales que já afirmou em entrevista que Raça Negra está no seu sangue, na sua pele e no coração. Vocês tem noção do nível de consciência e importância nessa fala? Espero que sim!

Valorizem esses caras, eles merecem demais.

Ao Raça Negra e ao Luis Sales,

Um forte abraço e sucesso pra sempre!

“Deus me livre” de alguem que não ame vocês!

--

--

Cauã Liberato
brasil LOVE

Podia dizer que “sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco” mas ai ia ficar parecendo que sou fã de Belchior... prefiro Gil e Caju!