Mememorando: Cagado de Fome

Cauã Liberato
brasil LOVE
Published in
3 min readNov 13, 2020

As vezes no silêncio da noite, eu fico imaginando: Putz, eu devia ter feito jornalismo!

Sim, mais um meme que nasceu espontaneamente de um take na rua, afinal, nada mais atrativo para a criatividade do brasileiro do que um microfone e uma camera telesiva apontada pro seu rosto. Alguns segundos de fama que refletem ali sua oportunidade de brilhar e de dizer pros conhecidos que você vai aparecer no jornal. Quem nunca quis?!

E foi assim que o José Augusto, com seus puríssimos 7 anos de idade, encontrou na feira de rua do Largo da Ordem, o palco para o seu estrelato. Residente de Curitiba, o José já havia visitado e lanchado na feirinha dos anos passados, mas ao ser surpreendido pela repórter que parecia ter saído direto do filme das Branquelas, José não só dedurou seus país, como também estranhamente encantou o Brasil com seu senso de humor meio ácido e certeiro.

Não sei se por pouca experiência, ou por inocência ao entrevistar crianças, a repórter em questão Karin Gusso, acaba sendo redundante nas perguntas ao José, que não perdoa nem deixa passar batido nenhum deslize.

Após já ter apresentado os supostos “amigos”, Goku (que ele comprou ontem) e Freeza (comprado hoje), Karin pergunta se ele ainda não havia feito compras na feirinha e José prontamente rebate:

“ Pô, acabei de fazer uma, com o Freeza né?!”

Me encanta a resposta de José, pois a postura dele é um convite para que Karin e todos os outros adultos se liguem. Criança não é idiota minha gente, muitas vezes estão mais espertas e ligadas que nós!

Mudando então o foco do consumo, Karin parte para os lanches e José responde que já comeu nos anos passados, mas naquela ocasião, assim que acabassem as perguntas, pediria para lanchar pois estava CAGADO DE FOME! Aí ninguém consegue conter os risos, a repórter perde o fio da meada, e sem querer, José conquista o Paraná e o mundo.

Para finalizar, o recado final de José, é direto e reto:

— Queria dizer pros meus irmãos e irmãs que eu comprei dois bonecos do Dragon Ball.

— Foi uma boa compra?

— Foi! Uma boa!

Pronto, o jornal tinha tudo que precisava, e dali, Karin já podia ir para casa. Um take curto, uma entrevista que oferecia humor e divulgava um pouco de tudo que se poderia encontrar na feira.

José é a figura do poeta que fica com a pureza na resposta das crianças.

Eu fico com a pureza de tudo que a gente vê nas ruas desse Brasil, e até hoje distraído, eu penso: Nossa, tô cagado de fome!

Obrigado José, espero que seu lanche seja sempre farto como o riso que você nos deu de graça. Seu Goku, seu Freeza e seu moletom do Domo denunciam que talvez você deva ser hoje, um otaku de 15 anos, e não faz mal, o mundo é seu!

Love.

--

--

Cauã Liberato
brasil LOVE

Podia dizer que “sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco” mas ai ia ficar parecendo que sou fã de Belchior... prefiro Gil e Caju!