Com vocês, o atraso!

Revista Chão
revistachao
Published in
2 min readDec 4, 2020

O duro de se relacionar com pessoas adiantadas é que mata-se o estímulo para ser pontual. Veja, para o adiantado, você pontual já está atrasada. Para virar o jogo (ou simplesmente tentar reduzir os danos), é preciso se colocar na mente do inimigo, pensar como ele pensa. Ser contraintuitivo. Via de regra, se está marcado para às oito, o cérebro do brasileiro nunca chega absorver esse dado em estado puro, bruto, não lapidado. Para economizar energia, ele já se antecipa e faz a operação matemática antes de fixar na memória: é oito e meia. Oito e meia tem que estar lá. Oito e quarenta e cinco estourando. Mas se o oito saiu da boca de um adiantando, é sete e meia, estourando sete e quarenta e cinc “[19:14] Cheguei!”.

Quem se atrasa? A rainha, por exemplo, não se atrasa. Ainda que chegue depois do horário estipulado não é atraso, todos os outros é que chegaram cedo. A noiva também não se atrasa, ainda que atrase, o que poderia se fazer frente a isso? Continuar sem ela não é possível, então melhor chamar esse tempo que esperamos por ela de “tempo extra”. A noiva chegou bem no fim do tempo extra, ainda bem. É o copo meio cheio, pior seria se não tivesse vindo. Menstruação também não atrasa, ela não combinou nenhum dia, muito menos horário com você. Você anotou em calendários e chamou isso de pacto, mas o útero não assinou nada. Menstruação não atrasa, menstruação dá sustos eventuais. Atraso é extremamente relativo, ainda que use números como forma de se estabelecer. Matemática pode ser fluida.

Preciso ser sincera com o leitor e confessar que estou atrasada para o texto sobre atraso o que pode soar um clichê mas eu defendo como um estudo de campo/caso nunca sei. Os textos que você leu acima são muito mais adiantados que este feito algumas horas ou dias após e sim você está pensando que faço de propósito para não carregar a responsabilidade de começar e você está coberto de razão. Os atrasos podem ser planejados para que o atrasado não se encontre em situações horríveis como por exemplo ser a pessoa pontual que precisa confirmar para todos que as sete cadeiras da mesa estão ocupadas sim acredite. Este meu atraso não foi planejado porém me faz perceber que sou a última entre nós porém a primeira entre vocês a ler os textos que elas escrevem e pode soar clichê mas como gosto de ler o que elas escrevem.

[por Ceci, Gabi Favarini e Raquel Carvalho]

[a ordem dos nomes não reflete a ordem dos parágrafos] [e vice-versa]

[Jordana está ausente nessa edição, mas aguardamos ansiosas pelo seu retorno ♡]

--

--