Apontamentos sobre Planaltina: para além do modernismo

Grifo - editorial
revistagrifo
Published in
3 min readMay 25, 2023

por Iolly Aires

As fotografias referem-se ao patrimônio histórico de Planaltina, região administrativa do DF, fundada em 1859, muito anterior à construção de Brasília.

Pouco conhecida, essa região administrativa possui casarões centenários, que cuja preservação se faz necessária.

Para além dos monumentos de Brasília, existe a região administrativa, que remonta ao ciclo do ouro. Ela mescla o antigo e o atual, em contraposição a Brasília (a 38 km de distância) modernista.

Igreja de São Sebastião (1890) — Porta: essa igreja foi construída por pessoas escravizadas.

Casa do Artesão, antiga “Casa de Câmara e Cadeia” (1932): risco de desabamento.

Cabe ressaltar que já ocorreu o desabamento de outro casarão centenário da região, conhecido como “Casarão de Dona Negrinha”; além da descaracterização de outras construções.

Casarão da rua 15 de novembro — lateral.

Estátua de Padre Cícero

A estátua remete a presença de nordestinos na construção de Brasília, os quais marcaram a cultura do Distrito Federal.

A obra estava depredada possivelmente em razão da xenofobia e o preconceito religioso. À época, o local era perigoso.

Hoje, encontra-se restaurada e o local sem entulho.

São coisas “pertencidas de abandono”, tão referidas pelo poeta Manoel de Barros:

“O abandono do lugar me abraçou de com
Força.
E atingiu meu olhar para toda a vida.
Tudo que conheci depois veio carregado
De abandono.”

Além disso, para mim, que cresci em Planaltina-DF, a atmosfera da cidade faz parte da minha personalidade de tal forma que posso afirmar:

“Eu vivo nas tuas igrejas
E sobrados
E telhados
E paredes.
[…]
Eu sou estas casas
Encostadas
Cochichando umas com as outras.
[…]
Minha vida
Meus sentidos,
Minha estética,
Todas as virações
De minha sensibilidade de mulher,
Têm, aqui, suas raízes.”

(Cora Coralina — Minha cidade)

*a revista é uma publicação independente e coletiva da Grifo — editorial, e a-borda enlaces entre arte, política, filosofia e psicanálise; você pode nos apoiar com grifos, palminhas e compartilhamentos nas redes sociais.
siga-nos também pelo instagram @revistagrifo.

--

--