dois poemas de valeska brinkmann

Grifo - editorial
revistagrifo
Published in
2 min readMay 4, 2023
banho de vênus em nanã

foto: Esther Az
performance: loupipa
conceito e produção: Bárbara Carnielli

o poema precisa de saliva

1
minha voz na língua estrangeira destoa
da minha voz na língua materna
como se os calos dos dedos
projetassem um calo vocal

2
a dificuldade que é
brigar em língua estrangeira
a facilidade que é
amar em língua estrangeira
eu brigo na minha língua
eu amo com sotaque
e tanto calejada tento
não calar o que pulsa

3
mas não só de palavras
se cruza esse oceano
o poema precisa de saliva
não interessa em que língua

calunga de maré

conceito e foto e produção: Bárbara Carnielli
performance: Ana papaula Damasio

não sou eu quem me navega

o amor ao mar
aprendi em santos mesmo
um cais sem rede
de pescador
somente braço de estivador
como se faz para nadar
indaguei ao peixe
e a estrela do mar
siri desenhou
pegadas na areia
eu sem escama
me agarro no quebra mar
sereia disse lá embaixo
tem um navio afundado
eu é que não mergulho
no profundo salgado
de afogado basta o tempo

*a revista é uma publicação independente e coletiva da Grifo — editorial, e a-borda enlaces entre arte, política, filosofia e psicanálise; você pode nos apoiar com grifos, palminhas e compartilhamentos nas redes sociais.
siga-nos também pelo instagram @revistagrifo.

--

--