Afroflix, Libreflix e Ecofalante: três dicas de streaming gratuitos #h18

Conheça as plataformas e algumas sugestões de filmes com temática de mulheres

Helenas
revistahelenas
7 min readMay 25, 2021

--

Por Marina Leal, Sarah Castor e Francimeire Leme

Arte: Natália Sena/Revista Helenas

Durante a quarentena, as plataformas de streaming têm sido frequentemente procuradas como entretenimento e respiro diante do contexto de pandemia que vivemos. Entre tantas opções, a Revista Helenas traz sugestões gratuitas como alternativas às grandes plataformas existentes: Afroflix, Libreflix e Ecofalante Play.

A seguir detalhes sobre os streamings e dicas de filmes com temática de mulheres. Vamos conferir?

Afroflix: produções audiovisuais livres e colaborativas com protagonismo negro

A Afroflix surgiu em meados de 2016 com o objetivo destacar e visibilizar as produções audiovisuais brasileiras com protagonismo negro, seja na direção, produção, escrita ou atuação. Todo o conteúdo é gratuito e colaborativo, ou seja, aberto para inscrições de novos projetos que atendam ao requisito de incluir ao menos um profissional negro na sua produção.

Com predominância feminina na idealização da plataforma, sua criação se dá, sobretudo, pela necessidade de romper com as barreiras raciais que permeiam também o meio digital em sua hegemonia branca. Atualmente conta com aproximadamente 130 produções entre curtas, documentários, ficções, séries, videoclipes e vlogs com a participação de youtubers como Natály Neri, Neggata e Murilo Araújo.

O acesso à Afroflix é através do site <http://www.afroflix.com.br>, e a inscrição para colaborar com materiais audiovisuais também, por onde passam por um pequeno processo de curadoria e, enfim, são disponibilizados no acervo. O espectador pode ainda acompanhar as movimentações do streaming pelas redes sociais, como o Facebook (https://www.facebook.com/afroflix/?fref=ts) e o Twitter (https://twitter.com/afroflix_br).

Dica de videoclipe na Afroflix: “Mulher do fim do mundo”

Foto: divulgação site Afroflix

Com direção de Yasmin Thayná, o videoclipe “Mulher do fim do mundo”, lançado em 2018, propõe uma reflexão acerca do que resta do carnaval quando as luzes, o brilho, o samba e toda a festividade se acabam na quarta-feira de cinzas.

Ao som da canção “Mulher do fim do mundo” de Elza Soares, o clipe retrata pessoas negras no sambódromo em ângulos e takes diversos e nos leva então, como se lê em sua descrição, ao questionamento sobre aqueles que permanecem, após o fim da festa, entre uma realidade de constante violência.

Assista ao videoclipe:

Libreflix: plataforma aberta e colaborativa, livre exibição, produções independentes e provocativas

Libreflix foi ar em agosto de 2017, nasceu da ideia de criar um espaço que distribuísse cultura de forma livre e independente, proporcionando acesso de forma democrática. Desenvolvida por Gilmour, estudante de Engenharia de Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o streaming contém títulos de diversos formatos, entre eles documentários, séries, curtas e ficção.

Além disso, o público pode contribuir com materiais para serem exibidos, basta conhecer produções em que seus criadores possibilitam a obra para livre exibição ou até mesmo enviar material próprio. Possibilitando, dessa forma, trocas entre os criadores artísticos e contato direto de fãs com artistas.

Como acessar os conteúdos audiovisuais

Pode ser acessada através do site: <https://www.libreflix.org/> ou pelo aplicativo que está disponível para Android e Windows. O acesso é totalmente gratuito, mas é possível escolher plano de assinatura para apoiar os custos do projeto.

Dica de filme na Libreflix : “Comandante Arian”

Foto: divulgação

Documentário: “Comandante Arian” de 2018, dirigido por Alba Sotorra. A obra registra e explora a história de um grupo de mulheres da resistência curda na Síria, chamado YPJ — Unidades de Defesa da Mulher, que luta contra o Daesh (Estado Islâmico). Com foco na comandante Arian, de 30 anos, que foi alvejada por cinco tiros em um combate, o documentário traz momentos anteriores e posteriores ao incidente.

Como espectadores, ficamos frente a frente com a dura realidade vivida, não só pelo grupo, mas por todas as mulheres no contexto da guerra, que já dura 10 anos. Durante o documentário, Arian conta que quando estava ainda na quarta série, uma menina de seu bairro, que tinha por volta de 12 anos, foi sequestrada e estuprada, por consequência dessa violência, engravidou.

Quando a família conseguiu resgatar a menina e percebeu a gravidez, a mataram. Arian relata como esse evento a deixou com medo e a impulsionou ainda mais para lutar por liberdade. O documentário ilustra ainda um questionamento trazido por ela anteriormente: “As pessoas dizem que nós mulheres estamos pegando em armas para fazer guerra. Mas eles te atacam, eles estupram e despedaçam você. Por que você não vai matá-los antes que eles te matem?”.

Trailer:

Ecofalante Play: o streaming gratuito para educadores, professores e instituições de ensino

A Ecofalante é uma ONG, produz filmes e documentários sobre cultura, educação e sustentabilidade, e é idealizadora da Mostra Ecofalante de Cinema, o maior festival de cinema socioambiental na América Latina. O streaming da ONG é o Ecofalante Play, conta com um acervo de mais de 130 filmes nacionais e internacionais de diversas temáticas, entre elas: emergência climática, consumo, cidades, energia, conservação, economia, trabalho e saúde. A plataforma é gratuita, destinada aos educadores, professores e instituições de ensino do país.

A plataforma faz parte do Programa Ecofalante Universidades com uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial (foto: divulgação Ecofalante Play)

Em 2017 foi desenvolvido o Programa Ecofalante Universidades. O objetivo é levar para o ambiente educacional uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial. Ele atende instituições públicas e privadas de ensino médio, técnico e superior de todo o país. Criado para atender inicialmente o estado de São Paulo, a partir de 2021 passa a ter abrangência nacional.

O projeto é financiado pela da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio do Valgroup e da Colgate. É uma produção da Doc & Outras Coisas e realização da Ecofalante, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e do Governo Federal.

Como acessar os conteúdos audiovisuais

Para ter acesso ao conteúdo da Ecofalante Play você precisa ser um(a) educador(a) e realizar gratuitamente o cadastro na plataforma no link: <https://play.ecofalante.org.br/>. Após realizar o cadastro, você receberá um e-mail de confirmação enviado em até 3 dias úteis. Pronto! A partir daí você pode assistir a todo material disponível e utilizá-lo como recurso para o desenvolvimento de aprendizagem.

Dica de filme na Ecofalante Play : “Beleza Tóxica” [Toxic Beauty] (Canadá, 2019, 90’)

Foto: divulgação

O documentário canadense “Beleza Tóxica” (2019) é livre para todos os públicos e apresenta uma reflexão pertinente na atualidade: será que os cuidados com a higiene e os produtos que usamos diariamente são saudáveis?

“As companhias multibilionárias da indústria cosmética nos asseguram que não há razão para se preocupar. No entanto, uma ação judicial coletiva histórica contra a Johnson & Johnson e seu talco para bebês afirma que a multinacional sabia dos ingredientes cancerígenos mas nada fez”, segundo a Sinopse.

Beleza Tóxica é um daqueles documentários que nos faz parar e pensar sobre sua vida. A falta de regulação da indústria cosmética e o vale tudo para a aceitação social de uma ilusória ideia de “beleza” são assuntos que provocam e fazem questionar.

Trailer:

Referências

ARAM, A. Ecofalante Play: nova plataforma de streaming exclusiva para professores, educadores e instituições de ensino. Olá Itapetininga, 29 abr. 2021. Disponível em: <https://olaitapetininga.com.br/ecofalante-play-nova-plataforma-de-streaming-exclusiva-para-professores-educadores-e-instutuicoes-de-ensino/>. Acesso em: 17 maio 2021.

BRANT, Ana Clara. Conheça a Afroflix, plataforma gratuita com foco em produções de artistas negros. Diário de Pernambuco, 02 maio 2017. Disponível em: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2017/05/conheca-a-afroflix-plataforma-gratuita-com-foco-em-producoes-de-artis.html>. Acesso em: 21 maio 2021.

TELA VIVA. Ecofalante lança a Ecofalante Play, plataforma de streaming exclusiva para programa educacional. Tela Viva, 19 mar. 2021. Disponível em: <https://telaviva.com.br/19/03/2021/ecofalante-lanca-a-ecofalante-play-plataforma-de-streaming-exclusiva-para-programa-educacional/>. Acesso em: 16 maio 2021.

Plataforma Libreflix, Catarse < https://www.catarse.me/libreflix >

Revisão linguística e técnica por Letícia Ramalho

Gostou desse texto? Aplauda! Clique em quantos aplausos (de 1 a 50) você acha que ele merece e deixe seu comentário!

Quer mais? Segue a gente: Medium | Facebook | Instagram

--

--