Conheça filmes, séries e curtas com a temática queer #h20

5 dicas de conteúdo com representatividade LGBTQIA+ no audiovisual

Helenas
revistahelenas
4 min readJul 1, 2021

--

Por Sarah Castor

Arte: Francimeire Leme/Revista Helenas

A representatividade pode ser uma grande aliada na luta por direitos da comunidade LGBTQIA+. Ver-se refletido na mídia pode auxiliar o processo de criação de identidade, proporcionar inspiração e conforto. Por outro lado, também é necessário usar esse espaço para expor as dificuldades e violências que ainda fazem parte da vivência da comunidade. Levando em consideração a importância do tema, trazemos algumas indicações de séries, filmes e curtas que exploram a realidade queer.

LGBT Sem Terra: O Amor Faz Revolução

O documentário de 12 minutos foi produzido pela Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho, do MST, e marca o aniversário de cinco anos do Coletivo LGBT Sem Terra. O trabalho traz o relato da comunidade LGBTQIA+ dentro do Movimento Sem Terra e mostra a beleza que também existe dentro da revolução. Em uma cena podemos ler estampada a seguinte frase: “Assim como rompemos com as cercas do latifúndio que concentram a terra, o poder e a riqueza, é preciso romper com as cercas que nos impedem de viver e amar (MST, 2017)”.

Pariah

Foto: divulgação

Pariah: em português, Pária. Alguém sem status. Um membro rejeitado pela sociedade. Um exilado.

O filme foi escrito e dirigido pela diretora, roteirista e produtora Dee Rees. Narra a história de Alike, uma adolescente do Bronx (um distrito de Nova York) que lida com a descoberta de sua sexualidade, além de enfrentar dificuldades em casa e em suas relações. Alike acaba encontrando refúgio na escrita e esperança por meio dos estudos. A obra estreou no Sundance Film Festival de 2011 e ainda levou o prêmio por excelência cinematográfica.

Assista ao trailer:

The L Word: Generation Q

Foto: divulgação site Showtime

The L Word: Generation Q é uma nova versão da série “The L Word”, que foi ao ar pela primeira vez em janeiro de 2004 e teve seu último episódio transmitido em março de 2009. O seriado conta a história de um grupo de mulheres lésbicas que vive em Los Angeles, explorando suas relações, suas carreiras e também assuntos de cunho social. É possível observar como as narrativas trazidas criam, mesmo que dentro da ficção, um senso de comunidade independente, pontuando a importância da criação e manutenção de espaços onde podemos existir livremente.

The L Word: Generation Q estreou em 2019 e sua segunda temporada vai ao ar dia 8 de agosto de 2021. É possível assistir na plataforma Amazon Prime Vídeo.

Assista ao trailer:

Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro

Foto: divulgação Netflix

A série “Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro” disponível na Netflix, conta a história de seis casais em diferentes países: Coreia, Espanha, Índia, Estados Unidos, Japão e Brasil. O episódio dirigido por Carolina Sá narra a história de Nicinha e Jurema, moradoras da Rocinha no Rio de Janeiro, juntas há mais de 40 anos. É possível perceber os afetos e os desafios do cotidiano do casal, que enfrentam problemas de falta d’água, lidam com a precariedade do sistema de saúde público, violência, dificuldade no acesso à educação de qualidade, entre outros.

Assista ao trailer:

LGBT de Periferia: Resistência, Luta e Empoderamento

Foto: divulgação

O filme dirigido por Aleone Higidio e editado por Clarissa Castro nasceu do TCC apresentado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. O trabalho documenta as vivências de quatro jovens moradores de um bairro periférico em Mariana, Minas Gerais, explorando as relações deles com suas famílias, o impacto da rejeição, a importância do acolhimento, os medos, as amizades, as violências e os sonhos para o futuro. A obra está disponível na plataforma LGBTFLIX.

Disponível na plataforma LGBTFLIX:

Referências

Sarah C. Gomillion MS & Traci A. Giuliano PhD (2011) The Influence of Media Role Models on Gay, Lesbian, and Bisexual Identity, Journal of Homosexuality, 58:3, 330–354, DOI: 10.1080/00918369.2011.546729. <https://doi.org/10.1080/00918369.2011.546729/>.

Documentário LGBT Sem Terra: O Amor Faz Revolução. Disponível em: <https://mst.org.br/2020/05/15/documentario-lgbt-sem-terra-o-amor-faz-revolucao/>.

Plataforma LGBTFLIX. Disponível em: < https://tuba-tarpon.squarespace.com/galeria-lgbtflix//>.

Canal SHOWTIME. Disponível em: <https://www.sho.com/>.

Pariah (2011). Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt1233334/>.

Revisão linguística e técnica por Rebeca Almeida.

Gostou desse texto? Aplauda! Clique em quantos aplausos (de 1 a 50) você acha que ele merece e deixe seu comentário!

Quer mais? Segue a gente: Medium | Facebook | Instagram

--

--