Mês de março traz pela terceira vez Exposição de Arte de mulheres bauruenses
Com apoio da Secretaria da Cultura, a Revista Helenas realiza a III Exposição de Arte das Helenas com o tema “Intersecções”
O mês de março é palco de iniciativas em prol do 8 de março — Dia Internacional de Luta das Mulheres. A Revista Helenas realiza a 3ª edição da Exposição de Arte das Helenas com o tema “Intersecções”, tendo como curadora Julia Yuri Landim Goya, com o objetivo de dar visibilidade a projetos artísticos diversos realizados por mulheres de Bauru e região, com apoio da Secretaria da Cultura.
A primeira Exposição de Arte das Helenas aconteceu em comemoração ao aniversário de 2 anos da Revista, em outubro de 2021, com artistas convidadas. A segunda edição ocorreu em março de 2022, na Feira das Helenas, com as curadoras Mariane Longhi e Daniele Araújo. As duas edições foram realizadas presencialmente com apoio do Centro Cultural Acesso Popular.
Neste ano, a terceira edição da Mostra acontece presencialmente no espaço localizado no hall de entrada do Teatro Municipal de Bauru, com abertura no dia 10 de março, às 19h, podendo ser visitada até dia 31. O tema “Intersecções” foi proposto pela curadora Julia Yuri Landim Goya, designer, artesã, mestre em Ergonomia Organizacional e professora universitária. Trabalha com Metodologias Ágeis de Inovação e Processos Maker fundamentadas em Empreendedorismo Feminino e Design Social.
“Afinal, somos feitas de pedaços, de cortes, de transposições e conjuntos complexos. Somos mulheres. E como mulheres, somos intermediárias de espaços, de pessoas, de situações, mas como feministas podemos impedir e intervir certos comportamentos em nossa sociedade”, comenta Julia Goya.
Obras físicas, digitais e híbridas
Com o objetivo de ser uma Mostra plural artisticamente, os trabalhos aceitos podem ser físicos, digitais e híbridos nos seguintes formatos:
1 — obra física: quadro, colagem, pintura, bordado, figurino, escultura, fotografia, entre outras;
2 — obra digital: arquivo digital a ser reproduzido em loop como curtas, músicas, clipes e similares;
3 — obra interseccional: apresentação, dança, intervenção, performance, vivência etc.
As inscrições foram prorrogadas até dia 05 de março, às 12h
Para participar da Mostra é preciso preencher o formulário de inscrição até dia 05 de março, às 12h, tendo como requisitos: ser mulher cis ou trans; e ser natural de Bauru ou da região do interior de SP.
CRONOGRAMA
Data das inscrições para a Mostra: 23/02 a 04/03
*Prorrogação das inscrições: até 05/03, às 12:00 horas.
Data de divulgação das selecionadas: 06/03
Abertura: 10/03, às 19h
Encerramento: 31/03
Curadoria: Julia Yuri Landim Goya
Organização: Revista Helenas
Apoio: Secretaria da Cultura de Bauru
Local: Hall de entrada do Teatro Municipal de Bauru
Público: Livre