[Poesia]: “Meu cid 10 é F44” #h10

Helenas
revistahelenas
Published in
2 min readJul 27, 2020

Por Angela Maria Zanirato Salomão

Photo by Jr Korpa on Unsplash

Meu cid 10 é F44

a poesia está em alta

os tarjas pretas e as cervejas

estão em alta

a tristeza está em alta

o muro que me separa de mim também é alto

sou poeta de uma pequena cidade

minha escrita brota da falta de comunhão

com possíveis ecos

os sons de minha cidade são baixos

não há êxtase

eu preciso do êxtase para fazer um poema

preciso de palavras altas furiosas

palavras fêmeas

lispectorianas

hilstinianas

palavras fome

carolinas com jesus

palavras do asfalto

impraticáveis

quem lucra com a poesia em alta?

a ong mães da Sé?

o guerrilla girls?

ou

o mercado financeiro?

o índice dow jones?

a bolsa de NY?

a indústria farmacêutica?

a Ambev?

ainda bem que moro em uma pequena cidade

e ninguém lucra com meus escritos

então volto a falar das palavras impraticáveis

o beijo de língua

a mordida na maçã do rosto

os homens e mulheres impraticáveis porque proibidos

proibidos por quê?

pelo transbordamento das emoções que escorrem pelas ruas

e findam num fétido bueiro junto com espermas e baratas

o barato do álcool com energético é igual ao lança perfume

que é igual a duas gotas de Chanel n.5

o fumo impraticável

tão impraticável que é apagado com os dedos

o não-beijo e a língua morta

assim como o rio que circunda minha cidade

minha cidade morta

em baixa

assim como minha poesia

nessa noite de altos e baixos

meu cid 10 é f44

sou mulher

estou doente

assim como minha pátria

mas eu ainda posso chorar.

Gostou desse texto? Aplauda! Clique em quantos aplausos (de 1 a 50) você acha que ele merece e deixe seu comentário!

Quer mais? Segue a gente: Medium | Facebook | Instagram

--

--