As baleias

Farlley Derze
Revista Literária Mente
2 min readJun 20, 2023

200620230910–2m

Sonhei que eu flutuava no oceano agarrado a um pedaço de madeira

Cinco baleias surgiram

Dançavam ao meu redor

Eu ouvia os sons que emitiam umas às outras

Vinham roçar em mim de mansinho

O céu estava azul

O mar tão calmo

As baleias pareciam sorrir para mim

Eu não sentia medo

Tentei me lembrar como fui parar ali

Olhei para o pedaço de madeira em busca de alguma pista

Não concluí nada

A água estava fresca

Eu batia os pés lentamente para flutuar

As baleias mergulharam

Tudo ficou quieto

Olhei pela lâmina transparente da água

Eu as vi dançando abaixo de mim

Parei de bater os pés

O som da brisa passava em meus ouvidos

As baleias voltaram à superfície

Tocavam em meu braço uma de cada vez

Elas tinham um olhar tranquilo ao passarem por mim

Fiz um movimento giratório

Eu queria olhar o horizonte ao redor

Eu não sabia onde estava

Nenhum sinal de terra à vista

O pedaço de madeira escapuliu

Uma das baleias aproveitou e o empurrou para longe com a cabeça

Notei que todas as baleias pararam de nadar

Elas me olhavam em paz

Começaram a cantar com assobios

Estavam sorrindo

Eu flutuava sem me movimentar

Eu tinha nadadeiras no lugar de braços e pernas

As baleias mergulharam

Eu mergulhei também

Meses depois encontramos um náufrago morto

Tinha um sorriso no rosto

Flutuava agarrado a um pedaço de madeira

--

--

Farlley Derze
Revista Literária Mente

Farlley Derze (Acre, 1963) is the Brazilian author of the book “Caligrafias de afetos” and “Plágios do vazio” published by Microeditora Press.