A Corregedoria-Geral do MPES

ASCM MPES
Revista +MP
Published in
2 min readFeb 18, 2024

Corregedoria-Geral avança no diálogo institucional para aprimorar ainda mais a atuação finalística do MPES

A responsabilidade de orientar e fiscalizar as Procuradorias e Promotorias de Justiça em suas atividades funcionais, além da conduta profissional de todos os membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) é de competência da Corregedoria-Geral da instituição.

O órgão é coordenado pelo Corregedor-Geral do Ministério Público estadual, Procurador de Justiça Gustavo Modenesi Martins da Cunha, e tem ainda em sua composição a Subcorregedora do MPES, Procuradora de Justiça Maria de Fátima Cabral de Sá, e os Promotores de Justiça Corregedores Amir Magalhães Campos, Andréia Bucker do Nascimento Cardoso e Fernando Henrique Campos Ramos.

Outras atribuições da Corregedoria-Geral do MPES são realizar correições e inspeções, bem como registrar, controlar e avaliar o desempenho funcional e individual dos membros e o desempenho geral das Promotorias de Justiça.

Para 2024, a Corregedoria-Geral do MPES está desenvolvendo o Projeto “Dialogando com a Corregedoria”, que visa conhecer e debater práticas e perspectivas relacionadas à atuação do Ministério Público, especialmente na seara extrajudicial. O objetivo é criar um Ministério Público mais proativo e resolutivo.

A ideia do projeto também é promover a integração entre membras e membros, a fim de buscar e encontrar soluções inovadoras para desafios contemporâneos da instituição.

Outra expectativa do projeto é a modernização de ações para observância das normativas institucionais durante a condução dos procedimentos extrajudiciais, possibilitando seu alinhamento às metas da instituição e que sejam implementadas estratégias de investigação e recursos tecnológicos na atividade finalística.

A Corregedoria-Geral do MPES procura trabalhar em conjunto com colegas da atuação finalística em prol de um trabalho focado em alcançar os objetivos almejados e, assim, entregar resultados eficazes para o cidadão capixaba.

--

--