Revista Mormaço
Published in

Revista Mormaço

“aqui você pode ser presa…

…se usar sapato vermelho numa segunda-feira, eu disse, em tom de confidência pra moça que escolhia um molho de tomate no supermercado.

logo depois, senti um puxão no braço. era a mãe brigando porque sumi de vista. já não te disse pra não sair de perto de mim? mordi o lábio. alisei a saia azul. por que você não aguenta me ver livre? livre? não se pode ser livre quando se é sustentada! seria o que a mãe teria respondido se tivesse me ouvido.

o que você estava falando pra moça?

nada. o sapato dela estava desamarrado. era vermelho como o meu.

você não pode sair falando com estranhos.

não pode.

não pode.

não podia nada, nunca.

então, eu aproveitava cada oportunidade. uma moeda esquecida em cima da mesa. o troco da padaria. vez em quando, mergulhava as mãos na bolsa da mãe. uns furtos desimportantes. o plano era juntar dinheiro pra ir embora. nós só viramos gente de verdade quando podemos viver sozinhas, li isso em uma revista e anotei pra não esquecer.

já disseram pra você que o amor pode ser

uma armadilha?

ela me chama, indo na direção do caixa, sigo atrás, cabisbaixa, notando que meu sapato vermelho estilo boneca está furado em dois pontos.”

Trecho do novo livro “No útero não existe gravidade”, da autora Dia Nobre (Penalux, 2021).

Dia Nobre é escritora e Ph.D em História. Natural do Cariri cearense, atualmente trabalha em Petrolina, Pernambuco, como professora universitária desenvolvendo projetos ligados à literatura, história, lesbianidades e feminismo. Publicou dois livros de não-ficção, O teatro de Deus (Ed.UFC, 2011) e Incêndios da Alma, (Multifoco, 2016), tendo recebido três prêmios por este último, incluindo o Prêmio Capes de Teses (2015). Seu primeiro livro de poemas, Todos os meus humores, foi publicado em junho de 2020 pela Editora Penalux. Participa ainda das Antologias Coletânea VISÍVEIS — I Anuário Filipa Edições e Antes que eu me esqueça — 50 autoras lésbicas e bissexuais hoje (Quintal Edições, 2021). Em maio de 2021 lançou o livro de ficção No útero não existe gravidade.

--

--

Revista eletrônica da Mormaço, editora independente de literatura brasileira contemporânea.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Mormaço Editorial

Mormaço Editorial

178 Followers

Editora e revista independente de Literatura Brasileira Contemporânea.