Dispositivo Antifabulizante

Oliveira dos Santos
Revista Mormaço
Published in
2 min readJun 4, 2024
“Esopo” — Diego Velazquéz, 1638

Passo rápido.

Minha estadia breve
Perde-se na esquina
de não sei que rua
— O ipê esconde a placa
Onde um nome se eleva
sobre a penumbra da História.

Sobre os jogos curtos dos homens
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ O ipê se ergue.
Fronha frondosa
De folhas verdes e rosas,
Como um incêndio
Que a primavera permitisse:
A fera da terra que em cor se transmuta,

E para além do ipê,
Para além do céu,
Do fogo da Ursa,
Meus olhos se perdem
em não sei que dúvida,
Disfarçados na sede do meu pensamento,
Que se disfarça de fato,
Sendo vestígio das ondas,
Rastros da Luz
(Mas cede a Luz à Fome?)

Mas por falar em luz,
Acende um poste na placa da rua
— Mais dois quarteirões
E chego na sua casa:

A transmutação do vislumbre na cinza cotidiana
Mais e mais fatiga
A inextinguível alma.

E como um sonho que se viva desperto
O calor da padaria
Me convoca
e acalma.

Refeito o tecido do sono,
Sento à mesa e espero.
Leio a notícia.
Me afogo na fábula…

*a Revista Mormaço é uma publicação independente, coletiva e voluntária da Mormaço Editorial. você pode nos apoiar dando palminhas nos textos e compartilhando-os. nos encontre nas redes sociais com o Mormaço Editorial

--

--