faminto

Victor Sampaio
Revista Mormaço
Published in
1 min readMar 30, 2022
Cena do espetáculo O Santo Inquérito (2019) — Dir: Otávio Correia / Foto: Diney Araujo

um pobre ator que gagueja e vacila a sua hora sobre o palco
e, depois, nunca mais se ouve.

(Shakespeare, Macbeth Ato 5º — Cena 5)

abandonei as certezas
sou hoje
um homem consumido pelas ausências

a sede da minha cidade, mas não só
a ânsia pelo gozo, mas não só

aquilo que substancialmente me definha é
a fome do palco
dos olhos
de plateia incendiando o meu espírito

de que me basta ter devolvida a vida
sem a alma
de que me basta esse corpo
sem a promessa da infinidade
estabelecida em silêncio
entre o soar do terceiro sinal
e o cair do pano
em meio às trevas preenchida de aplausos

nessa guerra
rogo para que antes de ser abatido
pelo duro golpe da ausência
haja tempo para que meu corpo seja erguido
solene
pelo Teatro
para que eu possa tocar o sol
e dele
roubar o segredo do fogo

--

--

Victor Sampaio
Revista Mormaço

poeta y ator, pelo caminho | transformando inquietações em palavras inquietas