geografia de ponta de unha

Thaís Campolina
Revista Mormaço
Published in
2 min readOct 3, 2023
Canva ❤

passei esmalte há mais de uma semana. tinha um evento desses que pedem que a gente finja ser de plástico. a semana passou, a unha cresceu e eu ajudei o tempo a fazer seu trabalho arrancando pedacinhos do esmalte de cada um dos dedos enquanto tomava banho.

estou há dias cultivando esses pedaços que ficam cada vez menores, mas minha mãe viu só hoje. ficou horrorizada, como sempre fica com tudo que faço em relação às supostas obrigações femininas.

olhei para as minhas unhas tentando ver todo esse horror. vi pedacinhos de cor roxa de formas variadas. um tinha o formato da Índia, outro da Europa, outro era a Ásia quase inteira. vi Madagascar e uma Austrália. vi recortes de um mapa-múndi que incluem Oriente Médio e Groenlândia. vi penínsulas de um mundo que não é o nosso, e acho que um dos meus dedos mindinhos pode se passar por Cuba. dependendo do ângulo, Portugal.

com minhas unhas assim, posso viajar o mundo todo.

mamãe achando ruim ou não.

uma versão desse poema saiu na Revista Chama de 2019.

*a Revista Mormaço é uma publicação independente, coletiva e voluntária da Mormaço Editorial. você pode nos apoiar dando palminhas nos textos e compartilhando-os. nos encontre nas redes sociais com o @mormacoeditorial.

--

--

Thaís Campolina
Revista Mormaço

leitora, escritora e curiosa. autora de “eu investigo qualquer coisa sem registro” e “Maria Eduarda não precisa de uma tábua ouija” https://thaisescreve.com