O que acontece aos 35?

Elaine Araújo Brito
Revista Mormaço
Published in
2 min readMar 31, 2023
Imagem free adobe stick

Recebi por e-mail o convite para o concurso.

“Convite”, escreveram, cinicamente, não fui convidada de verdade. Esse pessoal que manda mala-direta não checa os dados do destinatário?(Ainda falam “mala-direta”, né?)

O tal concurso é para escritores com até 35 anos completos, diz o texto. “Escritores” abarca escritoras também? “35 anos completos” é um código de conduta da vida? Até essa idade deve-se ter completado alguma etapa específica ou só serve se todas? Se a pessoa largou algo pelo caminho a inscrição é automaticamente invalidada?

Deixei um bocado de coisas incompletas, mas também já passei dos 35. Pensando bem, o que acontece demais aos 35? Quando os fiz, acordei no dia seguinte sem faltar nenhum pedaço de mim — nem metaforicamente.

Caramba, leio e releio sem acreditar, não há brechas que me permitam aceitar o “convite”! — Escritora com A, cheia de etapas pela metade, maior “de idade”… E olha que só pedem um conto! Imagina se fosse um livro inteiro? Corria o risco de pedirem fotocópia do CPF e um retrato 3x4.

(Hã… espera, tem uma letra miúda aqui, favor enviar documento comprobatório.)

Ui, que arrepio! Quantos anos tem esse edital?

Detesto mala-direta. Tal como o etarismo, é tão ultrapassado.

*a Revista Mormaço é uma publicação independente, coletiva e voluntária da Mormaço Editorial. você pode nos apoiar dando palminhas nos textos e compartilhando-os. nos encontre nas redes sociais com o @mormacoeditorial.

--

--

Elaine Araújo Brito
Revista Mormaço

Escritora. Revisora. Publisher na editora Caravana. Aquariana. Leitora compulsiva e apaixonada pelo mar. IG @elaine.escritora