Você é preta, mas não sabe

Mônica Silva
Revista Mormaço
Published in
1 min readFeb 1, 2024
Arte de Oli Maia.

Ah, mas você é preta e nem sabe sambar?
Não curte um pagode? Não queima um do verde?
Uma preta do seu patamar?!
O que houve, pretinha?
Por que não faz faxina?
Esse papo de ser escritora… Desculpa, não combina.
E eu posso falar,
porque adoro homem preto.
O problema é que agora, com essa história de afrodengo,
eu caio no samba sabendo
que ninguém vai me pegar.
Até aí eu entendo.
Só acho desnecessário
você recusando salário
com esse papo de estudar.
Você no mestrado, no doutorado…
pra terminar trabalhando no mercado do bairro?!
Onde cê pensa que tá?
Isso aqui não é Suíça.
Deixa logo de preguiça e procura o seu lugar.
Sem querer ofender, não leva pro coração,
mas esse cabelo, pra lavar,
não dá muito trabalho não?
Desculpa, já disse! Você que é muito sensível.
Racista, eu? Que absurdo! Impossível.

*a Revista Mormaço é uma publicação independente, coletiva e voluntária da Mormaço Editorial. você pode nos apoiar dando palminhas nos textos e compartilhando-os. nos encontre nas redes sociais com o @mormacoeditorial.

--

--

Mônica Silva
Revista Mormaço

Escritora, revisora e leitora, necessariamente em desordem