AO HONORÁVEL MARCUS GARVEY

Coletivongunzo
RevistaNgunzo
Published in
2 min readAug 17, 2023

Hoje, dia 17 de agosto de 2023, 136 anos de Marcus Garvey. Não falamos que ele completaria 136 anos se tivesse vivo, pois, para nós, ele nunca morreu. Garvey é a Estrela Preta que brilha incessantemente em cada organização preta que invoca seu nome, que convoca sua fúria e tempestade para a luta. É um ancestral; um ancestral que reside na tempestade:

Procure por mim no ciclone ou na tempestade, procure por mim em tudo ao seu redor, com a graça de Deus eu vou voltar com incontáveis ​​milhões de homens e mulheres pretas que morreram na América, que morreram nas Índias Ocidentais e aqueles que morreram na África para ajudar você na luta pela libertação, pela liberdade e pela vida!

A memória de Garvey é uma memória de milhões… é uma memória de multidão. Hoje em dia pouco ouvimos louvor ao seu nome, pouco ouvimos dizer: “Sem Garvey não teríamos o calor da luta pela libertação”. De fato, Garvey foi o primeiro preto a construir uma organização preta autônoma com aspecto mundial. Tenta imaginar mais de 10 mil pretos em uma única organização, com um só objetivo, um só foco? Imaginou. É lindo e ao mesmo tempo difícil. Difícil não é só invocar o nome de Garvey, é realizar os feitos, é ter sua coragem e ímpeto. Poucos tiveram, poucos hoje têm.

Nós, do Coletivo Ngunzo, louvemos o dia de hoje em Homenagem ao Honorável Marcus Garvey, o rei da África; A Tempestade… És uma força da natureza, uma força inigualável, uma força que quando todos os pretos do mundo se unirem, nenhum branco nunca mais levantará um dedo para nós. Um dia, com poder e força de Garvey, elevaremos os Pretos ao seu lugar de Honra e Glória, pois era tudo que Garvey queria… Toda Honra e Glória a Marcus Garvey! Toda Honra e Glória ao Povo Preto!

--

--