Como a fé pode nos ajudar a evoluir?

Ryan Alef
RevistaNgunzo
Published in
3 min readMay 10, 2021

Eu passei 9 anos da minha vida espiritual cultuando a umbanda de uma mesma forma, onde não me fazia mal, e pouco ou muito eu obtinha melhoras dentro da minha espiritualidade, caso contrário eu não teria me tornado sacerdote. Ao longo dos anos eu aprendi a ter responsabilidade, aprendi sobre caridade e amor ao meu próximo, que dinheiro faz muita coisa, mas não é tudo e o principal, aprendi que pode me faltar tudo, menos a fé!

Em meados de 2019, eu passei por uma cobrança espiritual, que eu também posso chamar de “grande chamado” da espiritualidade onde eu estava com apenas um ano de sacerdócio e perdi tudo o que tinha de bens material. Foi um baque que eu não esperava passar, a minha vida virou de cabeça pra baixo e aquilo mexeu muito com meu psicológico, emocional, material… Preciso falar do espiritual? Acho que não. Eu havia voltado a estaca zero, com uma diferença, a fé não era a mesma do início.

Ela já havia sido calejada de muitos anos dentro da umbanda, eu já tinha passado por muitos altos e baixos na religião, já tinha vivido muita coisa, eu sabia que independente de como estava a minha vida, eu era ouvido pela espiritualidade. E isso num é incrível?! Saber que tem algo ou alguém no plano espiritual que tá te escutando e de certa forma tá dizendo: “você não está sozinho”.

Eu perdi terreiro, casa, dinheiro, amigos, amor, só me restava a fé e muitas duvidas: será se é pra eu desistir agora? Será se eu realmente nasci pra isso? Será que eu consigo voltar a ser quem eu era? Eu tenho um grande defeito (que pra mim é qualidade) eu não sei perder, eu não ia ter passado todos esses anos na umbanda, conquistar tudo o que eu conquistei, pra chegar até ali e desistir, “a batalha tava perdida, mas a guerra não”. E eu, como filho de Xangô que sou, fui p guerra mais uma vez, a arma era a de sempre (e unica naquele momento), a fé. Comecei do nada, deitei no chão, bati cabeça pra minha ancestralidade, jejuei, dobrei meu joelho não chão, rezei, na verdade, virei noites rezando por não conseguir dormir, posso garantir que não foi fácil. Imaginem uma água suja, não tem como ela ficar limpa de uma hora pra outra, pra ela ser limpa ela tem que passar por vários processos de limpeza e purificação, pois assim era eu.

Eu conquistei tudo o que eu havia perdido, não do mesmo jeito, melhor!

Como eu disse anteriormente, me faltou tudo, menos a fé. Ela me fez chegar aonde eu tô hoje, eu precisei mudar, evoluir como médium, como pessoa, como homem, me fez aprender valores que só ensinamento não é suficiente, foi preciso viver tudo aquilo pra poder chegar a essa conclusão.

--

--