COMPROMISSO COM O CORPO

Coletivongunzo
RevistaNgunzo
Published in
2 min readJul 3, 2022

POR CONCEIÇÃO SOARES

Hoje vamos conversar um pouco sobre o compromisso com o nosso corpo. Nós, do coletivo Ngunzo, estamos desde o início de Abril trabalhando nas formações o compromisso e meio a isso já tropeçamos várias vezes com as pedras que nós mesmo colocamos no caminho e digo isso por mim.

Ter compromisso é uma missão muito difícil, principalmente quando esse compromisso é com o nosso corpo. Quem não ama uma “besteirinha” no domingo, depois de uma semana cansativa e extremamente puxada? “Só hoje, eu sei que mereço”. Bem, são essas coisas que eu mesma falo para mim quando quero comer o famoso lixo que todos amam, Fast Food. No momento em que estou comendo a sensação é maravilhosa, mas assim que acabo chegam as consequências. Algumas vezes as dor de barriga e o enjoo vêm de imediato ou no dia seguinte, a culpa pelo dinheiro gasto começa a latejar na cabeça feito um martelo que me perturba o mês inteiro e o corpo segue os próximos dias tentando aproveitar pelo menos algum grão da porcaria.

Sabe o que isso tem haver com compromisso e responsabilidade? TUDO! Uma das estratégias mais inteligentes que o branco tem de nos matar e nos apartar das nossas origens é nos envenenar, para que possamos morrer viciados em tudo que o branco cria. Quando não temos compromisso com o nosso corpo, vamos perdendo com todo o resto. Precisamos aprender a entender e respeitar o tempo, ele é sagrado, e saber usá-lo a nosso favor. Se não temos tempo e nem comprometimento para organizar a nossa alimentação, os nossos exercícios e atividades, vamos criar uma bola de neve diária que só aumenta e por fim nos esmaga.

O que estou falando aqui é, antes de tudo, um puxão de orelha para mim, que nunca consegui dar continuidade ao que me faz bem. E aqui te convido, irmão, a rever suas prioridades e entender como está sendo teu cuidado com o teu corpo, com tua vida. Não deixe para se cuidar quando já estiver preste a morrer, se cuide para viver mais e conseguir dar continuidade ao que os nossos ancestrais começaram.

--

--