Educação Alimentar

Lucas Limeira
RevistaNgunzo
Published in
5 min readMay 21, 2021

“Aquele que controla o valor controla o mundo. Aquele que controla o desejo põe um valor no teu desejo e chama de “Mercedes”. São emoções. Você é manipulado pelas emoções. E eu não quero que fique ligado às tuas emoções. Bem, eu conheço o jogo. E a única forma de romper essa ligação é te tornar uma pessoa preta disfuncional. Quebrar os laços com tua mãe e pai, é quebrar os laços com a tua cultura. Você é culturalmente sem-teto. Por isso você come esse lixo de junk food. -”Ah, eu tô comendo junk food?” — Não, você tá comendo o homem branco! Só que você vê de outra forma. Apenas isso. Você é ligado à cultura branca, viciado em gente branca. Seus Grammys, Oscars, graduações… Você é viciado, dependente de gente branca.”

Dr Llaila Afrika. Traduzido por Zaus Kush

O processo de matar o branco dentro da gente é difícil, a gente esperneia, grita, tenta conversar, dar um jeitinho aqui, outro acolá, arrumar uma desculpa, tudo isso pra evitar fazer aquela reflexão necessária para nossa própria edificação enquanto pessoa preta e enquanto povo. O branco tá dentro de nós de várias formas. É um jeito de falar, de pensar, de agir, o que eu gosto de assistir, de ouvir e até de comer.

Já parou pra pensar na sua alimentação? Aquele hamburgão gostoso, aquela pizza deliciosa, e aquela cervejinha no fds? Dá uma vontade né? Mas o que esses alimentos te acrescentam nutricionalmente? Quem te ensinou a sentir desejo por essas coisas? Quem te ensinou a se alimentar? Dói só de pensar em tirar, né?

O Dr Llaila Afrika manda o papo. “Você é manipulado pelas emoções”. E é isso que faz a gente consumir tudo que é branco, eles controlam nossa mente. Eles nos ensinam a desejar e dão preço ao nosso desejo. A gente deseja ser branco em todas as nossas atitudes, inclusive na alimentação. E é aí que eles encontram mais uma forma de nos matar, nos subnutrindo, tornando a nossa alimentação pobre e fazendo a gente desejar isso.

Muitas vezes nossos irmãos não tem nem escolha, eles tem que comer o que dá pra comer e quando dá pra comer. Ao mesmo tempo, quem pode escolher tem os olhos virados para lá, para o lixo que o branco nos oferece. Quando eles não nos matam de fome eles nos matam das doenças causadas por uma alimentação que nos envenena por dentro e nos vicia a querer comer cada vez mais, e o nome disso é outra forma forma de genocídio que pouco falamos; o nutricídio.

Um dos exemplos que o Dr Llaila Afrika nos traz é o açúcar. Ele pontua os diversos malefícios que o açúcar branco traz ao nosso organismo e a diabetes é só um deles. Ao mesmo tempo, para muitos irmãos é difícil imaginar uma alimentação sem açúcar porque além de estar em grande parte da nossa alimentação, ele está extremamente ligado ao nosso desejo, aos nossos sentimentos e à carência. É comprovado cientificamente que o doce traz a sensação de conforto, então estamos emocionalmente escravizados pelo açúcar.

“Você é manipulado pelas emoções.”

Mas é também através do desejo e da emoção que a gente pode encontrar nossa emancipação. Tudo precisa ser treinado para se tornar um hábito, inclusive nosso paladar. Como podemos treinar uma alimentação melhor? Começando aos poucos a desassociar esses alimentos a prazer e desejo. Treinar nosso paladar a aceitar alimentos que nos nutrem e trazem benefícios. Mas só isso não adianta, a gente tem que treinar também tirar cada vez mais o branco de nossas referências. Temos que deixar de amar o branco e buscar em nosso povo todas as respostas.

No seu livro “Saúde Holística Afrikana”, o Dr. Llaila Afrika nos ensina que;

“A dieta contemporânea de comida-porcaria [junk food] e comida-rápida [fast food] é baseada em não-alimentos [non-foods] sinteticamente quimicalizados, desnaturados, altamente refinados, processados e geneticamente alterados. Este material moderno parece com comida, tem gosto de comida, cheira a comida, mas se resume a resíduos químicos (junk food) é um tipo de sujeira sintética [synthetic dirt].”

Então, pensa aí, será que o que você come é comida mesmo? Será se essa junk-food (comida-porcaria) não tá mais te matando do que nutrindo? O nutricídio é uma das formas que os brancos vem cada vez mais matando pretos sem precisar levantar uma arma, e nós acabamos nos deixando levar para os seus matadouros. Essa reflexão ainda é só um início de um processo que todos nós estamos passando; de acabar com a subserviência e dependência do branco. Para isso, deixaremos aqui um passo a passo que você pode seguir para conseguir se libertar do branco na tua alimentação. É uma orientação que o Dr. Llaila Afrika passa de acordo com os princípios de alimentação da Ma'at (deusa kemética da justiça e verdade).

PRINCÍPIOS DE MA’AT DE DIETA [ MA’AT PRINCIPLES OF DIET ]

Por Dr. Llaila Afrika

Livro: Saúde Holística Afrikana.

Use estes princípios como suas diretrizes de dieta. Se você está com fome e tem um desejo por doces, comidas-lixo [junk-foods], alimentos gordurosos, álcool, lanches [“Snack” foods], etc., avalie suas emoções e razões para os desejos e relacione-os com os princípios de Ma’at — [Ma’at = Deusa da Verdade e Justiça — Balança do juízo].

Pergunte suas emoções (sentimentos) e razões baseadas em Ma’at.

Verdade ………………….. Estou realmente com fome? Estou Eu medicando emoções com comida-lixo/álcool? Precisa o meu corpo de nutrimento? Estou Eu sendo um escravo do meu paladar? Estou tratando a comida como se ela fosse um “escravo” e o meu ato de comê-la como se fosse o “senhor de escravos”?

Justiça …………………. A minha escolha de comida dá justiça nutricional para o meu corpo ou ela mata nutricionalmente meu corpo?

Retidão ………………… É a comida boa para o Templo de Deus (meu corpo) ? Existe um lanche saudável que eu possa comer ao invés de porcaria [junk]?

Harmonia ……………… De que forma comer comida-lixo [junk food] serve meu corpo e beneficia meu bem-estar?

Ordem … Segue este alimento a ordem correta (quantidade) de nutrientes? (6 grãos, 5 frutas ou vegetais, 2 proteínas-vegetais/carne, 8–10 copos de água?)

Propriedade ……….. Está a comida somando ao meu bem-estar e ajudando-me a eliminar ou diminuir minha ingestão de conservantes quimicamente tratados, embalados, sintéticos, carne animal morta, clonados, hibridizados?

Compaixão ………….. Aceito Eu que o meu bem-estar soma à saúde da minha raça e serve à Ma’at ? Ou me sinto Eu privado quando não como comidas-lixo [junk-foods] ?

Reciprocidade ………. Estou Eu usando comida para cometer suicídio, para punir a mim mesmo ou para manter baixa a autoestima? Ou Estou Eu usando-a para recompensar a mim mesmo? Este alimento, em última análise, causa doença ou bem-estar?

Pra ver o papo completo do Dr. Llaila Afrika acessa o link: https://www.facebook.com/watch/?v=2392521560808430

Texto escrito por Lucas Limeira e Chicoerik

--

--

Lucas Limeira
RevistaNgunzo

Ator, membro fundador do grupo Teatro na Porta de Casa e da Revista Ngunzo