Eu não quero dever a criança

Lucas Limeira
RevistaNgunzo
Published in
2 min readOct 1, 2021

Eu não quero dever a criança! Nananinanão! Aquela história de enganar, dizer que vai brincar e não vai, ou se cansar rápido. Iiihh. Eu mesmo não. Eu é que não quero um menino perturbando meu juízo porque eu prometi e não cumpri, isso é atraso de vida. Eu não quero não, mas também não vou parar de prometer. Eu mesmo não. Num paro mesmo. Quando você promete e compre, meu fi… Aí é adianto de vida. Num é mimar não é trocar.

Criança é poderosa, só esse povo branco aí que num sabe. Eles que tem mania de tratar criança como se elas não soubessem de nada. Na verdade, eles sabem do poder que a criança tem, eles tentam controlar essa energia expansiva. Veja bem, repare nos projetos das igrejas cristãs, as atividades voltadas pra criança, sempre tem né. O discurso é de que as crianças são o futuro, são a base, é através das crianças que eles puxam toda a família.

Eu mesmo quando era criança, o único do meu núcleo familiar dentro da igreja evangélica, eu tentava a todo custo converter minha mãe, já fui até pastor do culto das crianças e meu orgulho foi nesse dia levar minha mãe a igreja, porque se ela prometesse e não fosse, se ela ficasse me devendo, ai meu fi, eu num ia esquecer não, e ai ia ser um aperreio de juízo pra ela.

Criança tem poder, fi. Tem poder de mudar. Nossas crianças são nosso futuro, o futuro do nosso povo, e a gente perdeu essa noção, esse fundamento, muitas vezes a gente considera as crianças um atraso de vida, a gente não quer ter filho, quer focar na carreira, nas festas, na vida, mas a gente se esquece que enquanto povo é importante garantir a continuidade da nossa ancestralidade, dos nosso conhecimentos.

Criança é poder, criança é futuro. E eu prometo a elas que eu tô comprometido com o futuro delas. E eu não quero dever a criança! Nananinanão!

--

--

Lucas Limeira
RevistaNgunzo

Ator, membro fundador do grupo Teatro na Porta de Casa e da Revista Ngunzo