O que é ser preto para o panafricanismo?

Coletivongunzo
RevistaNgunzo
Published in
2 min readJun 26, 2023

Por Conceição Soares

Então, irmão, o que é ser preto ? A resposta parece ser bem óbvia, e realmente é, ser preto é ter melanina. E por que começar com o óbvio? Porque tem muito branco por aí com o cabelo crespo, ou com “ideias descontraídas” que se acham os Negrões, mesmo tendo a pele extremamente branca.

Agora falando sobre uma questão que ainda mexe com muitos pretos militantes — o que é ser preto para o Pan africanismo? Se formos olhar a trajetória do Malcom X, Marcus Garvey, vamos perceber que estamos muito distantes dos ideais Pan Africanistas. Estou disposta a lutar pela liberdade do meu povo? Estou disposta a me organizar como comunidade e construir quilombos? Estou disposta a ter autonomia?

Um dos principais objetivos do Pan Africanismo é a construção da autonomia. Se sou artista e isso é o que faço de melhor então porque não fazer minha arte para e com meu povo ? Se sou professora, porque não ajudar na formação de tantos pretinhos que têm dificuldade em leitura, escrita etc ? Não conseguimos dar conta de tudo, isso é óbvio, mas tem muita coisa que podemos fazer e não fazemos por já estarmos sobrecarregados com o lixo branco.

A gente passou tanto tempo absorvendo tudo dos brancos que quando falamos sobre organização, quilombos, autonomia até parece utopia. Esquecemos quem somos e de onde viemos, desse jeito não chegaremos a lugar nenhum. Enquanto não tivermos dispostos a jogar fora todo o lixo que aprendemos com os brancos, nossa militância não vai passar de lacres no Instagram e não estou dizendo que é fácil ou que não seja doloroso, mas é muito importante.

E sendo bem sincera, tenho ouvido muito de jovens negros algo que me deixa agoniada — “vou garantir o meu e já é o suficiente”. Passamos a pensar apenas nas conquistas individuais, no nosso próprio umbigo e pior que isso, divulgamos as conquistas individuais como coletivas e isso é muito desonesto. Quando estamos bem comemoramos com os brancos, queremos viver o padrão de vida dos brancos, depois que dá merda vamos correndo atrás dos nossos irmãos procurar ajudar e se lamentar que foi rejeitado pelos brancos.

Enquanto não pararmos de brincar de militância não vai dar certo, e nem adianta gritar para os quatro cantos do mundo que é pan africanista se não consegue sequer largar a tua palmitagem (não falo apenas de relacionamentos amorosos). Precisamos acordar para ontem, porque enquanto estamos pensando no nosso próprio umbigo os nossos estão sendo assassinados diariamente e nós estamos fazendo o quê? postando #vidasnegrasimportam? Não seria melhor criar espaços de resistência e sobrevivência ?

--

--