Por que as pessoas querem que você abandone a si?

Coletivongunzo
RevistaNgunzo
Published in
2 min readJan 3, 2024

Por Ryan Alef

Ser lgbt e negro não combina com a família tradicional brasileira.

Eu cresci ouvindo as seguintes frases “puxa essa pinta pq ‘nego’ tem que ter o @&$ grande”, “tu não pode ser viado que se não vai ficar igual a vera verão”, “tem que ter mais de 1 namorada pra mostrar que puxou o papai” e gente, acho que fracassei nesse sentido. (Graças a Deus)

Na escola, era um saco! Sempre era apelidado de “viadinho”, falavam pq eu não gostava de futebol e me criticavam por jogar voley. Já cheguei ate a apanhar de outro menino (branco) por que na cabeça dele eu era gay e isso não era bom. (Anos depois ELE que se assumiu como gay)

Na adolescência todos esperavam que eu fosse o maior pegador da família e logo fosse aparecer namorando, quando no final das contas eu tava tentando apenas entender quem eu era e qual era a minha sexualidade.

Só consegui aceitar e assumir minha bissexualidade na vida adulta e com a ajuda dos meus amigos. Aprender a aceitar que eu podia gostar de homens e mulheres sem ser o fim do mundo foi libertador em níveis que não consigo contar.

Tudo isso é muito traumático e doloroso. Por que as pessoas querem que você abandone a si mesmo, pra encontrar alguém dentro de você que não existe! Eu lutei muito pra não sentir atração por homens, eu tentava não gostar de desenhos infantis femininos, pelejei por muito tempo não ter vontade de dançar músicas que tivessem que rebolar (e eu amava), mas tanto gostar acumulado por tantos anos tinha que explodir em algum momento.

Criei traumas, mágoas, bloqueios, inseguranças por não poder simplesmente gostar de mim. Isso é muito triste!

É por isso que nós pessoas pretas e lgbtqiap+ precisamos ser rede de apoio pra nós mesmos. Pra entender que temos semelhantes que nos apoiam e nos amam do jeito que nós somos.

--

--