Sobre Organização

Lucas Limeira
RevistaNgunzo
Published in
3 min readJul 6, 2021

“Se não tivermos cuidado, deixamos a mobilização se tornar eventos. A luta nunca é eventos, é um processo, um contínuo e eterno processo. Dissemos ser nosso trabalho usarmos a mobilização para nos levar à organização. Você sabe, nosso tema é organização. Nós queremos poder. Não queremos dinheiro. Não queremos fama. Não queremos fortuna. Não queremos popularidade. Nós queremos poder! Poder! E poder vem apenas das massas organizadas. Poder vem apenas das massas organizadas!”

-Kwame Ture

Para iniciar a quarta edição da nossa Revista Ngunzo trazemos para a discussão esse que é um dos maiores e mais importantes pilares da luta para a emancipação dos povos pretos no mundo: a organização. Uma estratégia adotada por nosso povo, ensinada por nossa cultura e nossos ancestrais, para combater o genocídio ao qual estamos submetidos, ou seja, para pensar a prosperidade do nosso povo.

E já vamos iniciar com esse papo foda que o irmão Kwame Ture nos trás, assim como todos os outros ancestrais que tiveram comprometimento com nosso povo nos trouxeram, a importância da organização para a nossa emancipação, para termos poder. Poder!

E para termos poder precisamos saber o que queremos e o que não queremos para assim não nos iludirmos com qualquer coisa. Kwame Ture nos ensina que não queremos dinheiro, fama, fortuna, popularidade, mas sim Poder. É através do poder, NGUNZO, axé, que nosso povo será capaz de se reerguer a toda a sua glória. E é através da organização que chegamos ao poder.

Não é à toa que nossos ancestrais se organizam de diversas formas pelo mundo. Aqui no Brasil, uma estratégia de guerra angolana, a guerra de kilumbu, nos inspira e nos diz muito sobre autonomia. Esse processo pensado a partir de uma estratégia angolana não é uma organização que aconteceu aleatoriamente como dizem os livros de história. O kilumbu de Palmares se localiza na Serra da Barriga devido a uma estratégia de território. Beatriz Nascimento vai falar que essa estratégia tinha como foco a instalação em áreas mais altas para uma maior visualização de possíveis invasões. Conhecimento articulado de maneira coletiva, não à toa Palmares teve o impacto que conhecemos.

Já vimos aqui várias vezes a importância de nos pensarmos em comunidade fugindo do pensamento individualista e egoísta do branco. Se organizar é necessário para que nos pensemos em nossas questões, nossa prosperidade, dinheiro, nosso trabalho, nossa saúde e tudo mais seja pensado a partir de nós.. Marcus Garvey com a UNIA também é um exemplo histórico real de possibilidade de organização em torno da construção de um poder negro.

É através da organização que conquistamos o poder sobre nossas vidas. Estamos sendo assassinados todos os dias porque a nossa vida não está em nossas mãos e sim nas mãos dos brancos e eles sim são organizados em seus quartéis, universidades, escritórios, parlamentos. Com a nossa organização, emancipação e poder teremos de volta o controle sobre nossas próprias vidas.

Texto Escrito por Lucas Limeira e Lucas Vidal

--

--

Lucas Limeira
RevistaNgunzo

Ator, membro fundador do grupo Teatro na Porta de Casa e da Revista Ngunzo