Toda honra e toda glória aos ancestrais

Lucas Limeira
RevistaNgunzo
Published in
2 min readOct 31, 2021

“Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”

Honorável Marcus Garvey

Para iniciar a nossa edição de outubro da Revista Nguzo, dedicada aos nossos mais velhos e ancestrais, nada melhor do que com uma frase do Honorável Marcus Garvey, esse ancestral que nos ensinou e que nos ensina até hoje e que merece toda honra e toda a glória.

Garvey se tornou raízes fortes, uma base para que possamos avançar enquanto povo, mas aí eu pergunto, que importância damos à sua memória? Aos conhecimentos que esse ancestral nos trouxe? Nós realmente honramos sua memória? Ele estaria orgulhoso dos caminhos que tomamos hoje?

Muitas vezes todas essas perguntas são engolidas pelo nosso sentimento branco de individualismo e apagamento da nossa história. Nós pensamos que o que veio antes não importa, é antiquado, precisa ser atualizado, esquecido. Tradição é uma palavra que chega da uma travada né? É o momento do questionamento da tradição, mesmo que isso nos torne cada vez mais brancos, e a gente confunda se tornar branco com se tornar nós mesmos.

É foda. Garvey é foda, é o cara e ninguém faz hoje em dia o que ele fez. Garvey deixou um legado grandioso, nos deixou encaminhados pra fazer o certo, por nós. Como os nossos mais velhos na nossa família que fazem o possível e o impossível pra nos deixar bem encaminhado, deixar o caminho bem facinho pra gente crescer e aparecer. E retornar.

E retornar.

Nossos ancestrais, Honrável Marcus Garvey, Malcom X, Kwame Ture, todos eles esperam nosso retorno, eles deixaram nosso caminho bem fácil pra gente poder seguir e levar a comunidade junto. Nós temos o dever de deixar o caminho das próximas gerações mais encaminhado também. Foi o papel dos nossos mais velhos, ancestrais e vai ser nosso papel enquanto mais velhos.

Esse é o rolê. Toda honra e glória ao Honorável Marcus Garvey. Toda honra glória aos nossos ancestrais.

--

--

Lucas Limeira
RevistaNgunzo

Ator, membro fundador do grupo Teatro na Porta de Casa e da Revista Ngunzo