É deus mesmo?

Dany Olamide
revistaokoto
Published in
2 min readJul 26, 2022

Exu da o caminho certo por estradas tortas.

Toda noite o Ras pede pra eu contar uma historinha antes de dormir e eu que não sou boba nem nada vou la e conto um Itan ou a historia de alguem que eu quero que ele conheça Garvey, Malcolm, Hariet e até meu Super Vô Olavo o herói que eu mesma só conheço através das histórias que meu pai e meus tios e tias contam dele.

Mas ontem ele pediu pra eu contar a historinha de Orumila na hora fiquei tão besta com o pedido que os Itans sumiram da minha cabeça haha ai lembrei daquele que Orumila finge que morreu pra ver quem era amigo mesmo e o amigo de verdade era Exu.

Pois bem ai hoje como de costume to vendo a live da Orixás & Pretagogias e o Itan é de Orumila (coincidencia?) mas dessa vez aquele em que Exu aponta varios caminhos pra que Orumila chegue em determinado reino e pelos caminhos e descaminhos onde Exu coloca seu amigo ele acaba se dando mal pra depois se dar muito bem!

No meio do Itan me vem a memória de tantos descaminhos que eu percorri pra chegar até aqui, na adolescencia eu cheguei a praticar alguma coisa do ocultismo a estrada torta que me fez chegar em Kemet.

Diante dessa tragetória tinha o costume de dizer que “deus escreve certo por linhas tortas”, mas na hora em que estava ouvindo o Itan só vinha na minha mente:
-É deus mesmo? Hahahaha

Laroyê Exu!

Arte: Diego Alberto

--

--